Com o apoio de dez vereadores, o projeto de lei que altera a planta de valores e as tabelas e preços imobiliários para a cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para 2019 foi reapresentado ontem (8) e aprovado à tarde na Câmara de Americana.
Com a votação, o imposto será reajustado em 4%, que é o índice inflacionário estimado de 2018. A proposta é do Poder Executivo e havia sido rejeitada na semana passada na Câmara, graças a uma manobra do PSDB, que desembarcou do governo Omar Najar (MDB) após as eleições.
A proposta voltou a ser discutida após uma reunião ontem entre o governo municipal e sua base de apoio na Câmara.
Durante a sessão, o presidente do Legislativo, Alfredo Ondas (MDB), destacou a preocupação do prefeito com a saúde financeira da cidade. “Estive hoje no gabinete e o prefeito está desesperado com a questão do caixa, que realmente está em uma situação difícil”, disse Ondas.
Foram favoráveis os vereadores Judith Batista (PDT), Juninho Dias (MDB), Marco Antonio Jorge, o Kim (MDB), Léo da Padaria (PCdoB), Luiz da Rodaben (PP), Odir Demarchi (PR), Otto Kinsui (MDB), Pedro Peol (PV), Thiago Martins (PV) e Geraldo Fanali (PRP). |