sexta-feira, 19 abril 2024

Jacaré é capturado no Parque Ecológico de Americana

Um jacaré fêmea que estava solto no lago do Parque Ecológico Cid Almeida Franco, em Americana, foi capturado na noite desta quarta-feira (2).

O réptil fugiu do recinto quando ainda era filhote e era monitorada pela equipe do parque, que fez a captura após ser acionada por pessoas que caminhavam pelo local. O animal, contudo, não é o mesmo visto no início de dezembro próximo ao córrego da Avenida Brasil.

O jornalista e biólogo Juliano Schiavo foi quem alertou a equipe do parque sobre a “fujona”. “Eu fui caminhar e enquanto passava por ali, vi algumas pessoas olhando para o parque. Na hora, procurei a matéria que tinha o telefone de contato para avisar caso víssemos o jacaré”,conta.

Como não estava conseguindo contato telefônico, ele disse que fez uma postagem em sua rede social e foi até o Jardim Botânico – que fica ao lado do Parque Ecológico – e pediu para que o vigia contatasse os responsáveis.

O biólogo acredita que a fêmea foi atraída para o local por conta do barulho de filhotes de garça. “Tem um ninharal próximo”, contou. “Como sou biólogo, não perdi a oportunidade de ficar olhando o jacaré ali”, completou.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, após ser acionada, a equipe do Parque fez a captura do animal, que estava microchipado. O réptil foi levado para quarentena e será avaliado por equipe nesta quinta-feira para, posteriormente, ser encaminhado ao recinto.

FUGA EM 2015
A fêmea capturada na noite desta quarta-feira havia fugido do recinto quando filhote, em 2015, após uma chuva atingir o parque. Ela era monitorada pela equipe. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, três filhotes conseguiram sair do recinto na época.

Um dos animais já havia sido recapturado. “A fêmea foi capturada nesta quarta-feira e as equipes seguem monitorando o terceiro animal, que foi visto recentemente no córrego da Avenida Brasil”, afirmou a prefeitura.

Conforme divulgado pelo TODODIA, no início de dezembro, um jacaré de mais de 1,70m foi visto caminhando às margens do córrego do Parque. O animal sumiu rapidamente, se escondeu entre a vegetação, não sendo possível localizá-lo.

O Parque Ecológico segue acompanhando e monitorando o caso e solicita que quem avistar o animal deve entrar em contato pelo telefone 3406-2075.

 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também