Quarta, 08 Dezembro 2021

Laboratório de N. Odessa segue fechado e gestante espera por exame

Laboratório de N. Odessa segue fechado e gestante espera por exame

Uma grávida moradora de Nova Odessa está tentando fazer exames de urina há mais de uma semana, mas não consegue porque o único laboratório que atende
Uma grávida moradora de Nova Odessa está tentando fazer exames de urina há mais de uma semana, mas não consegue porque o único laboratório que atende a Administração está interditado desde o mês passado.
A gestante, que preferiu ser identificada apenas como Flávia, está de 21 semanas. No dia 19 do mês passado, ela estava com muitas dores e procurou atendimento médico no PS (Pronto-Socorro) do Hospital e Maternidade Dr. Acílio Carreon Garcia. "Fui atendida, o médico pediu exame de urina e saiu o resultado mostrando que eu estava com infecção. Ele receitou antibiótico por sete dias", contou.
Dias depois ela passou no posto de saúde para a consulta de pré-natal. A médica disse que ela teria que completar os sete dias da medicação, esperar mais quatro e repetir o exame para saber se tinha melhorado ou não. "O problema é que depois que eu terminei o remédio, o laboratório já tinha sido interditado. Já fui três vezes lá e está sempre fechado e com o aviso na porta", relatou.
Flávia está com medo de a infecção evoluir e acabar tendo algum problema mais sério e voltou ao hospital ontem. "Fui lá para tentar fazer o exame, já que o laboratório está fechado. Mas eles me disseram que eu tenho que fazer esses exames no pré-natal, mas como se o laboratório está fechado? Me disseram que no hospital só fariam se eu estivesse internada e se houvesse algum risco para mim ou para o bebê", questionou.
"Só tem a informação de que o laboratório está fechado por problemas técnicos, mas não tem nenhuma informação, nem se o laboratório vai reabrir", reclamou.
A gestante disse que tem medo da situação. "É horrível, é um descaso. Estou com medo de ter meu filho aqui na cidade porque tem gente que chega lá no hospital grávida e acaba tendo problemas", desabafou.
Conforme o TodoDia publicou no dia 4 deste mês, o Labortek Laboratório de Análises Clínicas, que presta serviço para a Prefeitura de Nova Odessa e realiza os exames solicitados pelos médicos aos pacientes da rede pública de saúde, está interditado desde a segunda quinzena de junho. O laboratório também presta serviços dentro do Hospital e Maternidade Dr. Acílio Carreon Garcia.
A prefeitura confirmou que o local foi interditado depois que algumas "incorreções técnicas" de responsabilidade da Laborteck foram identificadas. "Diante disso, a Administração já determinou a abertura de um processo administrativo próprio para apurar o ocorrido em relação as obrigações contratuais da empresa. Assim que foi comunicada, a Secretaria de Saúde imediatamente cobrou explicações do laboratório e determinou que a empresa regularize a situação o mais rápido possível", informou à época.
OUTRO LADO
A Secretaria de Saúde de Nova Odessa informou que como o laboratório segue interditado, a paciente, nesse caso específico, deve procurar a administradora hospitalar do Hospital e Maternidade Doutor Acílio Carreon Garcia para realizar o exame.
 Questionada sobre o que os outros pacientes que necessitam de exames devem fazer, a prefeitura respondeu que "A Vigilância Municipal está em constante contato com a Vigilância Regional e a Vigilância Estadual, acompanhando os relatórios e todos os protocolos de regularização feitos pela empresa. Ao mesmo tempo, a Secretaria de Saúde tem feito contato com os representantes do laboratório cobrando que todas as providências sejam adotadas o mais rápido possível".
A reportagem tentou contato em um telefone do laboratório, mas não foi atendida.
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 09 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/