terça-feira, 5 agosto 2025

Ladrões furtam cabos de energia elétrica e 272 mil ficam sem água em Hortolândia e Monte Mor

Problema surgiu após cabos serem levados na estação que faz a captação do Rio Jaguari, em Paulínia, responsável por abastecer os municípios  

A normalização do fornecimento está prevista para terça-feira (9) (Foto: Divulgação)

O furto de cabos de energia elétrica ocorrido na madrugada desta segunda-feira (8) deixou cerca de 272 mil pessoas sem água em Hortolândia e Monte Mor. A informação é da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). O problema surgiu após cabos serem levados na estação que faz a captação do Rio Jaguari, em Paulínia, que atende Hortolândia e parte de Monte Mor. O crime aconteceu por volta das 3h.

Até a normalização do fornecimento, prevista para terça-feira (9), a orientação da Sabesp é que a população economize água – já que segundo a companhia, a capacidade de armazenamento de casas e edifícios é de cerca de 24 horas – na tentativa de evitar a falta do produto.

De acordo com a companhia, o Decreto Estadual 12.342/78 estabelece a obrigatoriedade de reserva residencial para, no mínimo, 24 horas de consumo, em consonância com a norma NBR5626 (ABNT), para que a concessionária de abastecimento possa executar serviços de manutenção como esse, sem que a população seja afetada.

Para solicitações emergenciais, a Sabesp disponibiliza os telefones 195 e 0800 0550 195.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também