sexta-feira, 26 abril 2024

Lei já permite desembarque de mulher e idoso fora dos pontos

O governador João Doria (PSDB) sancionou a lei estadual que permite a mulheres, idosos e pessoas com deficiência desembarcar entre 22h e 5h fora das paradas regulares dos ônibus intermunicipais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) que ligam as regiões metropolitanas do Estado. A legislação, adotada como questão de segurança, foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (15) e já está valendo. 

Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), são 425 ônibus distribuídos em 151 linhas do transporte intermunicipal que interliga cidades como Americana, Sumaré, Hortolândia e Campinas. 

O desembarque segue as regras de trânsito e não será permitido em locais onde é proibido estacionar ou que comprometa o fluxo dos veículos e a segurança dos passageiros. Além disso, a parada deverá estar dentro do trajeto regular da linha, não podendo haver desvio de itinerário. 

A EMTU informou ontem já ter orientado as empresas operadoras das linhas intermunicipais para que informem motoristas e cobradores sobre a aplicação da nova lei. 

E para informar os passageiros, a companhia estatal começou uma campanha de comunicação nas mídias sociais. Cartazes e adesivos também serão afixados dentro dos ônibus da frota metropolitana. 

Os passageiros que constatarem irregularidades ou não forem atendidos, devem informar o ocorrido pelo site www.emtu.sp.gov.br. 

As empresas concessionárias ou permissionárias que não cumprirem a lei estarão sujeitas a autuação e multa. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também