quinta-feira, 8 janeiro 2026
TRÂNSITO

Licenciamento 2026 já pode ser pago; mais de 2,5 milhões de veículos devem regularizar situação na RMC

Detran-SP libera quitação antecipada no primeiro semestre antes do calendário oficial, que começa em julho
Por
Nicoly Maia

O pagamento do licenciamento de veículos de 2026 já está disponível. Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), mais de 2,5 milhões de veículos devem quitar a taxa, segundo dados do Ministério dos Transportes.

O Detran-SP permite, no primeiro semestre, a regularização antecipada para veículos de qualquer final de placa, antes do calendário oficial, que vai de julho a dezembro. A medida beneficia condutores que desejam iniciar o ano sem pendências, inclusive com a possibilidade de quitar o IPVA de forma integral.

Para licenciar um veículo registrado em São Paulo, é preciso antes quitar eventuais multas de trânsito, além do IPVA. Foto: Reprodução

Cidades com mais veículos
Na região, Campinas concentra o maior volume de veículos sujeitos ao licenciamento, com cerca de 1 milhão. Em seguida aparecem Piracicaba, com aproximadamente 365 mil veículos, e Limeira, com cerca de 260 mil.

Nos três primeiros meses de 2025, o Detran-SP licenciou mais de 5,5 milhões de veículos em todo o estado. Neste ano, a atualização do documento ocorre de forma instantânea após a confirmação do pagamento.

Como regularizar o licenciamento
A forma mais rápida de pagamento é pelo portal do Detran-SP, onde o licenciamento pode ser concluído em poucos minutos. O sistema permite ainda a verificação e quitação, inclusive via Pix, de multas pendentes e de licenciamento de anos anteriores em atraso.

Para licenciar um veículo registrado em São Paulo, é necessário quitar eventuais multas de trânsito e o IPVA. O responsável deve informar o número do Renavam e pagar a taxa de licenciamento, fixada em R$ 174,08 para este ano.

Após o pagamento, o documento digital atualizado pode ser baixado ou impresso pelo portal do Detran-SP, do Poupatempo ou da Senatran, além dos aplicativos Detran-SP e Poupatempo Digital. O documento pode ser mantido em formato digital no celular ou impresso em papel comum. Também é possível pagar a taxa em bancos conveniados, via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico.

Caso o licenciamento não esteja disponível para pagamento, o condutor deve verificar a existência de impedimentos, como multas, débitos pendentes ou bloqueios judiciais e administrativos.

Dados mostram a quantidade de veículos que devem quitar o licenciamento obrigatório em 2026 na Região Metropolitana de Campinas. Foto: TV TODODIA

Risco de recolhimento do veículo
O licenciamento é obrigatório e permite ao Detran-SP o controle da frota em circulação no estado. A ausência do documento pode resultar no recolhimento do veículo, que é encaminhado a um pátio credenciado.

Nessas situações, a liberação pode ser solicitada por meio da Liberação Instantânea de Veículos (LIVE), serviço online disponível no site do Detran-SP. O procedimento permite a emissão digital do ofício de liberação no celular, desde que todos os débitos, incluindo licenciamento e estadia no pátio, sejam quitados.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também