A Secretaria de Saúde de Limeira foi comunicada nesta semana sobre a morte confirmada por febre maculosa, de um homem de 66 anos. A morte aconteceu no final de junho.
O homem foi atendido em Santa Bárbara d’Oeste, que comunicou e coletou os exames para a investigação da morte. E não há informação sobre a localização da possível infecção.
Segundo a Secretaria de Saúde, o Controle de Zoonoses começou o acompanhamento junto com a família para a investigação de identificação do Local Provável da Fonte de Infecção (LPI) e a técnica do levantamento acarológico.
Ainda segundo a Secretaria, em locais positivos para a presença do Amblyomma sculptum, (espécie do carrapato-estrela) são colocadas placas alertando a população sobre os cuidados e riscos da doença, além das unidades de saúde que podem ser procuradas.
Segundo o balanço da Secretaria de Saúde, neste ano, até o momento, foram notificados 55 casos, sendo dois confirmados (ambos evoluíram a óbito); 15 casos descartados; e 38 suspeitos em aberto.