Durante evento de inauguração do novo CIE (Centro de Iniciação ao Esporte), o Prefeito Luiz Dalben (Cidadania) confirmou ao TODODIA que a vistoria técnica das obras do viaduto que ligará Sumaré (Parque dos Bandeirantes) a Hortolândia (Jardim Nova Europa), que aconteceria na última quinta-feira (24) ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Segundo o prefeito, o governador teria solicitado o reagendamento de uma nova data e não um cancelamento, sendo bem possível que em breve a visita possa acontecer.
“O governador teve que reagendar, mas ainda não passou uma nova data. Era uma visita técnica para ver como que está a situação da ponte. A obra está bem adiantada e espero que até o começo do ano que vem a gente consiga inaugurar junto com o governo do Estado”, afirmou Luiz Dalben.
Na data em que o governador viria para Sumaré, a assessoria confirmou o cancelando informando que Tarcísio teria uma série de reuniões na Capital. Na data, o governador recebeu em seu gabinete individualmente durante todo dia os prefeitos de Embu das Artes, Praia Grande, Botucatu Franca, Diadema, Carapicuíba e de São Paulo.
Obras do viaduto
Segundo divulgado pela Alesp (Assembleia Legislativa), as obras de construção do viaduto já estão 43% concluídas. Viabilizada pelo deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania) junto ao Governo do Estado.
Com investimento de R$ 35,7 milhões por meio do DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagens do Estado de São Paulo), o viaduto vai transpor a linha férrea, ligando a Estrada Municipal Américo Ribeiro dos Santos, em Sumaré, com a Avenida Cristóvão Colombo, em Hortolândia.
A transposição terá 730 metros e garantirá melhor mobilidade urbana à população, com uma nova opção de acesso a pedestres e motoristas. Além de Sumaré e Hortolândia, o viaduto também beneficiará moradores da região de Vila Padre Anchieta, em Campinas.
A obra foi autorizada em 2021 e, após as fases de projetos e licitação, a construção do viaduto teve início, em setembro de 2022. A previsão é que o dispositivo seja concluído no primeiro semestre de 2024.