
Mães de alunos da Escola Municipal Martim Lutero, localizada no bairro dos Pires, em Limeira, denunciam a precariedade no transporte escolar oferecido às crianças. Segundo os relatos, dos três ônibus que atendem a unidade, somente um estaria em boas condições. Os outros dois acumulam queixas relacionadas principalmente à segurança e ao conforto dos estudantes.
Mães reclamam de situação dos itens de segurança
Segundo as mães, a maior preocupação é com os cintos de segurança: muitos estariam deteriorados, alguns bancos sequer possuem o item obrigatório, enquanto outros estariam improvisados com cordas. Além disso, a falta de ventilação nos veículos também é apontada como problema grave.
Por se tratar de estrada rural, com grande quantidade de poeira, as janelas precisam permanecer fechadas durante os trajetos, mas os ônibus não possuem ar-condicionado nem outro sistema adequado de circulação de ar, o que, segundo as famílias, compromete a saúde das crianças.
Mais de um ano reclamando
As reclamações, afirmam as mães, vêm sendo feitas desde junho do ano passado, ainda na gestão anterior. Elas relatam que já solicitaram providências diversas vezes e, agora, pedem a substituição imediata dos veículos, em vez de novas manutenções. Para elas, os ônibus em circulação não teriam mais condições de transportar os alunos.
Quebras trazem transtornos
Outro ponto destacado é a falta de solução rápida quando há quebras durante o trajeto. Em vez de providenciar a troca ou baldeação dos estudantes, os responsáveis relatam que os pais são chamados para buscar os filhos no local, muitas vezes em horários de trabalho ou sem meios de transporte disponíveis. “As crianças acabam ficando dentro do ônibus parado, aguardando o conserto”, relatou uma mãe.
Segundo as famílias, toda a situação já foi comunicada à Prefeitura de Limeira, mas até o momento nenhuma medida efetiva foi adotada.
Nossa equipe entrou em contato com a prefeitura e aguarda posicionamento oficial.