quinta-feira, 7 agosto 2025
PESQUISA ÁGILI/TODO DIA EM CAMPINAS

Maioria avalia desempenho de Dário Saadi no 2º mandato como igual ao do 1º, aponta pesquisa Ágili/TODODIA

A maioria, 51,7%, disse considerar que a atual gestão de Dário Saadi é igual à anterior. Outros 27,7% acham que a gestão está melhor, enquanto 12,8% acreditam que piorou
Por
Guilherme Pierangeli

Uma pesquisa encomendada pela TV TODODIA e realizada pela Ágili Pesquisas traz a percepção dos moradores de Campinas sobre temas como a avaliação do governo de Dário Saadi, do trabalho dos vereadores na Câmara; os temas prioritários para o município; além da intenção de voto em possíveis cenários para as eleições de 2026 para cargos de senador, governador e presidente.

Nesta segunda reportagem da série, iremos abordar o comparativo entre a primeira e a segunda gestão do prefeito Dário Saadi.

Desempenho de Dário é visto como igual ao do primeiro mandato. Foto: Guilherme Pierangeli/TV Todo Dia

Comparativo entre mandatos

Durante a pesquisa, foi feita a seguinte pergunta aos 800 entrevistados: De uma maneira geral, você diria que a atual administração do prefeito Dário Saadi está sendo melhor, igual ou pior que a sua administração anterior?

A maioria, 51,7%, disse considerar que a atual gestão de Dário Saadi é igual à anterior. Outros 27,7% acham que a gestão está melhor, enquanto 12,8% acreditam que piorou.

Esforços do Prefeito

Já sobre os esforços do prefeito, 54,2% entendem que ele tem feito pouco em relação ao que poderia fazer, 23,8% acham que ele faz tudo o que é possível e 8,9% acreditam que ele “não está fazendo nada”. Somente 6,4% disseram que ele faz mais do que poderia ser feito.

Primeiras Decisões

Quanto às decisões iniciais do segundo mandato, 41,6% as consideram “regulares”, 30,7% “boas” e 9,2% “ruins”. Nos extremos, somente 3,7% disseram que as ações foram “ótimas” e 5% avaliaram as decisões como “péssimas”.

Cenário político

Na visão do cientista político e professor da PUC-Campinas, Vitor Barletta Machado, a avaliação de Dário está mais ligada aos posicionamentos e parceiros políticos do que propriamente aos atos praticados pela gestão. “Ele se beneficia de aparecer com o perfil do que o pessoal tem chamado do perfil moderado dentro desse campo. Alguém que está nesse universo [da direita], mas que tem portas de abertura para algumas questões fora. Então, eu acho que isso está muito evidente ali. O eleitorado comprou essa questão, e está avaliando a gestão dessa maneira”.

Metodologia

A pesquisa foi realizada com 800 eleitores de Campinas, com 95% de nível de confiança e margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
As entrevistas foram feitas por telefone, com amostragem representativa por sexo, idade, escolaridade e região da cidade.

Vereadores também foram avaliados

Na reportagem de amanhã, iremos abordar a avaliação que os campineiros fazem dos vereadores da cidade.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também