Na última quinta-feira (5) foi comemorado o Dia das Aves. A cidade de Santa Bárbara há cinco anos realiza o trabalho de monitoramento da fauna silvestre nas áreas rurais do município realizado por técnicos da Prefeitura e do DAE (Departamento de Água e Esgoto) divulgou que já foram registradas mais de 236 espécies de aves no período.
Os observadores já flagraram espécies consideradas ameaçada de extinção como o Azulão e espécies raras como o Urubu-Rei.
Pela localização da cidade no bioma de Mata Atlântica, é possível observar uma grande biodiversidade de plantas e animais, bem como uma rica variedade de aves. Alguns são facilmente vistos pela cidade como o bem-te-vi, o quero-quero, o sanhaço-cinzento, o joão-de-barro, o beija-flor tesoura, a garça-azul, o tuiuiú e a anhuma.
Em setembro de 2020, foi criado o projeto de Birdwatching (observação de aves) chamado Aves de Santa Bárbara que realiza encontros mensais, aos domingos, nos Parques Urbanos mantidos pela Prefeitura.
A iniciativa é gratuita e proporciona aos participantes o contato com o meio ambiente e as diversas espécies da fauna de Santa Bárbara reunindo entusiastas, curiosos e observadores.
As recentes “descobertas” feitas pelo grupo Aves de Santa Bárbara foi o Urubu-Rei, observado em um remanescente florestal (O Vale do Comanche), o Jacuguaçu e o Talha-Mar flagrados às margens da represa Areia Branca e o Azulão que é considerado ameaçado de extinção.
Os resultados do primeiro ano da iniciativa foram publicados em um artigo acadêmico na Revista Brasileira de Educação Ambiental, intitulado “Aves de Santa Bárbara: um ano de experiência de oficinas de Birdwatching em parques urbanos”, foi escrito por dois dos criadores do projeto, os biólogos Matheus Janoto e Luiz Eduardo Chimello de Oliveira.
O artigo pode ser visto no link: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14717#:~:text=O%20projeto%20Aves%20de%20Santa,graus%20de%20instru%C3%A7%C3%A3o%20e%20profiss%C3%B5es
Educação Ambiental
Nesta quinta-feira (5), alunos do 4º ano do CIEP “Padre Victório Freguglia”, participaram de um bate papo sobre as aves do Município com a Chefe de Divisão de Educação Ambiental do DAE e observadora de aves, Mônica Tortelli. A explanação aconteceu no CESB (Centro Ecológico de Santa Bárbara).
Birdwatching
Para vivenciar o Birdwatching, o próximo encontro do grupo de observação será no dia 22 de outubro, às 7 horas, no Parque dos Jacarandás, localizado na Rua do Estanho, s/nº, no Mollon.
A participação é gratuita e não requer equipamento especializado. A pessoa interessada que tiver e quiser pode levar binóculos, câmeras e cadernos de anotações. Mais informações da agenda do grupo estão disponíveis no perfil do Instagram @avesdesbo