O governador João Doria (PSDB) anunciou ontem o uso obrigatório de máscaras em ônibus intermunicipais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Ônibus) nas regiões metropolitanas. Prefeituras da região discutem a possibilidade de tornar obrigatório o uso de máscaras no transporte público. Em Hortolândia o uso já é obrigatório e em Campinas, a prefeitura anunciou que vai adotar a medida (leia abaixo).
A decisão do governo do Estado inclui ainda passageiros do Metrô e de trem na Capital, além de ônibus rodoviários fiscalizados pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). O decreto com as regras será publicado no Diário Oficial de hoje e a medida passa a valer a partir de segunda-feira (4).
O uso de máscaras também será obrigatório nos ônibus da Prefeitura de São Paulo e Doria acredita que os municípios vão seguir a decisão.
“Tenho certeza que essa medida será seguida também por decretos municipais dos demais prefeitos do Estado para tornar obrigatório o uso de máscaras no transporte coletivo. A obrigatoriedade é válida também para táxis e aplicativos, e a especificação será feita pelas prefeituras municipais”, disse.
Caberá às empresas e aos prestadores de serviços fiscalizar e não permitir a entrada e a permanência de pessoas sem máscaras no interior das estações, dos vagões e dos ônibus.
“As empresas serão fiscalizadas pelos órgãos estaduais e municipais e advertidas. Depois da advertência, serão multadas”, explicou o governador.
Além da intensificação na limpeza e higienização nos trens, ônibus, estações e terminais desde o início da pandemia, o Estado analisa, também, a viabilidade de passar a higienizar os trens e ônibus intermunicipais com equipamento que emite luz ultravioleta (UV). A tecnologia foi testada no Metrô na Capital e poderá ser adotada nas linhas da EMTU.
Circulam linhas de ônibus da EMTU da Região Metropolitana de Campinas nas cinco cidades da região: Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara e Sumaré.
CAMPINAS TAMBÉM ADERE
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), anunciou em coletiva ontem que o uso de máscaras em transportes de passageiros (ônibus municipais, táxis e aplicativos) será obrigatório na cidade a partir de segunda-feira.
A prefeitura já havia obrigado o uso de máscaras em toda a cidade e recuou, trocando a obrigação por recomendação.
Segundo o prefeito, não haverá punição inicialmente, apenas uma fiscalização “educativa”. A administração também informou que deve disponibilizar a partir de sábado (2) para a população carente 25 mil máscaras de 100 mil contratadas de costureiras.
HORTOLÂNDIA OBRIGA USO EM TODA A CIDADE
Em Hortolândia, a prefeitura obrigou o uso de máscaras na cidade desde o dia 20 de abril. É o único município da região que tomou a medida. Todos os outros apenas ou recomendam o uso ou obrigaram em comércios essenciais.
“O item deve ser utilizado em qualquer tipo de deslocamento pela cidade, inclusive nas linhas do transporte público municipal, quer a pessoa apresente ou não sintomas de Covid-19”, destaca a prefeitura.
MÁSCARA | Campanha em ônibus em Hortolândia
A Prefeitura de Nova Odessa declarou que a Secretaria de Assuntos Jurídicos vai discutir o assunto hoje, junto com demais integrantes do Comitê de Enfrentamento à Pandemia de Coronavírus, “mas a tendência é seguir a orientação do Estado”.
Em Santa Bárbara, a prefeitura também informou que a questão será avaliada, e que a Sertran já exige que os funcionários do transporte público de Santa Bárbara usem a máscara. A Administração diz que recomenda o uso de máscara “em situações nas quais o cidadão necessita se expor por algum motivo essencial, como ir ao supermercado, banco, farmácia ou utilizar um transporte coletivo”.
A prefeitura recebeu, no dia 17, 50 mil máscaras de tecido doadas por três empresas barbarenses do setor têxtil e faz a distribuição em pontos de grande circulação de pessoas. Em Sumaré, a prefeitura disse que ainda não há deliberações no município sobre a questão, “mas a orientação é que todos utilizem máscaras de proteção ao saírem de casa. Novas informações serão divulgadas assim que disponíveis”. A Prefeitura de Americana não respondeu o questionamento da reportagem sobre a possibilidade de seguir o Estado em relação ao uso de máscara no transporte público.
Os vereadores Kim (Solidariedade) e Rafael Macris (PSDB) já protocolaram na Câmara projeto de lei que obriga o uso de máscaras no município. Os projetos ainda não foram para votação.