terça-feira, 23 abril 2024

Medo de escorpião faz crescer procura por serviço particular

Moradores de Americana têm contratado serviço de dedetização particular contra escorpiões, diante da multiplicação dos casos.

O controle químico contra escorpiões nas redes de esgotos tem sido cobrado pela população de Americana, apesar de ser considerado ineficaz e não ser recomendada pelo Ministério da Saúde ou pelo Ministério Público. A alternativa, além das medidas preventivas como evitar o acúmulo de materiais recicláveis e inservíveis, é a aplicação de veneno em ambientes menores.

A demanda pelo serviço teve aumento no último mês, de acordo com controlador de pragas urbanas Cleber Martins. “As pessoas estão procurando sim, porque a situação está grave”, disse.

A dedetização residencial é considerada eficaz pela veterinária responsável pelo setor de Zoonoses de Nova Odessa, Paula Faciulli. A Administração Municipal da cidade realiza, há pelo menos 15 anos, a desbaratização das redes mas, segundo ela, não há veneno contra escorpiões que possa ser aplicado com eficácia em larga escala. “Não é uma coisa para você usar numa rede de esgoto, sua aplicação é para áreas pequenas”, afirmou.

A publicitária Shaine Vaz é uma das clientes do serviço contra escorpiões. “Já achei vivo uma vez. Depois que dedetizou, o que achei, foi seco. O prédio também dedetizou e parou de aparecer”, disse. O condomínio no Jardim Judith fica ao lado de um terreno particular, que nem sempre é mantido roçado.

De acordo com Martins, o veneno é eficaz pelo prazo de 3 meses e abrange outras pragas. “Se você faz dedetização para escorpião, pega tudo, barata, formiga, aranha. O produto é residual, ele fica impregnado”, explicou. O veneno em pó é dissolvido em água e aplicado nos rodapés e especialmente nos ralos. “É um produto irritante. O escorpião fica incomodado, sai, passa pelo veneno e morre”, declarou.

O especialista ainda destacou a necessidade de manter os imóveis limpos. “Toda vez que nós fazemos um serviço contra escorpiões, passamos uma lista com uma série de medidas preventivas. É uma lista extensa porque as pessoas montam um esquema para o escorpião se alojar e depois reclamam”, declarou.

 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também