Quinta, 20 Janeiro 2022

Medo de escorpião faz crescer procura por serviço particular

Medo de escorpião faz crescer procura por serviço particular

Moradores de Americana têm contratado serviço de dedetização particular contra escorpiões, diante da multiplicação dos casos.O controle químico contra
Moradores de Americana têm contratado serviço de dedetização particular contra escorpiões, diante da multiplicação dos casos.

O controle químico contra escorpiões nas redes de esgotos tem sido cobrado pela população de Americana, apesar de ser considerado ineficaz e não ser recomendada pelo Ministério da Saúde ou pelo Ministério Público. A alternativa, além das medidas preventivas como evitar o acúmulo de materiais recicláveis e inservíveis, é a aplicação de veneno em ambientes menores.

A demanda pelo serviço teve aumento no último mês, de acordo com controlador de pragas urbanas Cleber Martins. "As pessoas estão procurando sim, porque a situação está grave", disse.

A dedetização residencial é considerada eficaz pela veterinária responsável pelo setor de Zoonoses de Nova Odessa, Paula Faciulli. A Administração Municipal da cidade realiza, há pelo menos 15 anos, a desbaratização das redes mas, segundo ela, não há veneno contra escorpiões que possa ser aplicado com eficácia em larga escala. "Não é uma coisa para você usar numa rede de esgoto, sua aplicação é para áreas pequenas", afirmou.

A publicitária Shaine Vaz é uma das clientes do serviço contra escorpiões. "Já achei vivo uma vez. Depois que dedetizou, o que achei, foi seco. O prédio também dedetizou e parou de aparecer", disse. O condomínio no Jardim Judith fica ao lado de um terreno particular, que nem sempre é mantido roçado.

De acordo com Martins, o veneno é eficaz pelo prazo de 3 meses e abrange outras pragas. "Se você faz dedetização para escorpião, pega tudo, barata, formiga, aranha. O produto é residual, ele fica impregnado", explicou. O veneno em pó é dissolvido em água e aplicado nos rodapés e especialmente nos ralos. "É um produto irritante. O escorpião fica incomodado, sai, passa pelo veneno e morre", declarou.

O especialista ainda destacou a necessidade de manter os imóveis limpos. "Toda vez que nós fazemos um serviço contra escorpiões, passamos uma lista com uma série de medidas preventivas. É uma lista extensa porque as pessoas montam um esquema para o escorpião se alojar e depois reclamam", declarou.

 
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 20 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/