Uma aluna de 12 anos foi picada por um escorpião dentro de uma escola municipal no bairro Novo Horizonte, em Piracicaba, na manhã desta sexta-feira (05). A estudante percebeu a picada no braço e procurou a responsável pela unidade. O Samu foi acionado e levou a menina para a Unidade de Pronto Atendimento da Vila Cristina, onde ela foi avaliada cerca de 15 minutos após a chegada.
Protocolo
Segundo o protocolo municipal, a UPA realiza avaliação inicial, orientações e encaminhamentos quando necessário. Em Piracicaba, os casos moderados e graves envolvendo picadas de escorpião são tratados na Santa Casa de Misericórdia, hospital responsável pela administração do soro antiescorpiônico.

A recomendação para a população é que adultos com quadros aparentemente leves procurem inicialmente uma UPA. Já crianças entre 0 e 10 anos — faixa etária mais vulnerável a complicações — devem ser levadas diretamente à Santa Casa para avaliação especializada. Em situações críticas ou quando não houver condições de deslocamento imediato, o Samu deve ser chamado.





