segunda-feira, 25 novembro 2024

Meteorologia prevê mais chuvas na RMC até o dia 20

Após as chuvas da semana passada que provocaram enchentes, deixaram desabrigados e causaram muitos estragos, a previsão é de mais tempestades pelo menos até o dia 20 de janeiro nas cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas). A previsão é do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp.

De acordo com a meteorologista Ana Ávila, do Cepagri, por conta do Verão as temperaturas sobem e propiciam as típicas chuvas da estação. “A estimativa é de que até o dia 20 ainda aconteçam pancadas de chuva”, informa.

No entanto, para a especialista, não há previsão de que o cenário de chuvas intensas se repita, como as de sexta-feira a domingo. “Não teremos chuvas contínuas e generalizadas como as registradas na semana passada”, declara.

Ainda segundo Ana Ávila, os meses de dezembro, janeiro e fevereiro concentram 50% do total de chuva esperado para todo o ano. “O último mês do ano anterior e os dois primeiros desse ano correspondem ao período com a maior quantidade de chuvas concentradas”, informa.

Com atualização na tarde de ontem, os dados da Operação Chuvas de Verão, da coordenadoria Regional de Defesa Civil, indicavam que as cidades de Americana, Campinas, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e Monte Mor saíram do estado de atenção em que se encontravam desde a última quinta-feira, por conta das chuvas.

Agora, esses municípios estão em estado de observação. Nas últimas 72 horas choveu abaixo dos 80 milímetros acumulados, o que corresponde à margem de segurança.

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também