A cidade de Holambra recebeu nesta quarta-feira (6) um dos momentos mais aguardados do Conexidades 2025: a participação do ex-presidente da República Michel Temer. O evento, que segue até o dia 8 de agosto, reúne mais de 9 mil lideranças públicas e políticas de todo o país, com foco na sustentabilidade como desafio e prioridade das gestões municipais.
Prefeitos, vereadores, vice-prefeitos e agentes públicos lotaram os espaços do evento em busca de conhecimento, atualização e troca de experiências. Entre as autoridades presentes estavam o prefeito de Estiva Gerbi, o prefeito de Dois Córregos e o ex-prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis.

Temer participa de painel e fala sobre governabilidade
Coordenado por Gustavo Reis, o painel “Governar com Responsabilidade: o papel dos prefeitos e vereadores na construção da estabilidade democrática” encerrou a programação do dia com a participação especial de Michel Temer. O auditório principal ficou completamente cheio para acompanhar a fala do ex-presidente, que abordou temas como a responsabilidade na gestão, estabilidade institucional e os limites da polarização política.
“Governar com responsabilidade é cumprir a Constituição. Quem cumpre a Constituição tem a proteção da responsabilidade. Ela impõe serenidade, objetividade e temperança”, afirmou Temer em entrevista à TV Todo Dia.

“Polarização de ideias sim, radicalização não”
Questionado sobre o papel das lideranças públicas em um cenário de polarização, Temer defendeu o debate democrático, mas fez críticas aos extremismos. “A polarização de ideias é importante. O que não pode haver é radicalização. Isso de brasileiro contra brasileiro, instituição contra instituição, não é bom. É preciso caminhar para a pacificação do país.”
Durante sua participação, o ex-presidente também abordou temas como arrecadação municipal, emendas parlamentares, bolo tributário e instabilidade geopolítica. Declarou ser favorável à PEC que propõe o fim da reeleição para cargos do Executivo e elogiou a atuação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
“Já cumpri meu papel”, diz Temer
Fora do radar eleitoral, Michel Temer foi enfático ao ser perguntado sobre a possibilidade de voltar a disputar a presidência. “Já cumpri meu papel. Acho que pessoas mais jovens podem ocupar essas posições”, declarou.