Cerca de mil pessoas participaram no último domingo (21), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, da 2ª Caminhada Inclusiva do Conselho PcD em Hortolândia. A ação no Parque Socioambiental Lago da Fé, no Parque Gabriel, marcou o início da programação do “Setembro Verde” na cidade, o mês de inclusão da pessoa com deficiência.
Organização
A caminhada foi organizada pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Prefeitura, por meio do DPP PcD (Departamento de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência) da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.
Com o objetivo de promover inclusão, conscientização e dar visibilidade ao Dia Nacional, a caminhada seguiu, ao som de instrumentos de percussão, pelo Parque Lago da Fé, chamando a atenção dos demais visitantes. O evento também teve atividades culturais variadas no palco armado no espaço.

Acima das expectativas
Para o presidente do Conselho PcD, Alexandre Amaro, o evento superou as expectativas. “É uma honra para a gestão 2024/25 poder contribuir com a população e estarmos todos reunidos em uma data tão especial como a do 21 de setembro, Dia Nacional de luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência. O Conselho Municipal tem usado a palavra ‘parceria’ para realizar suas ações”, afirmou Amaro.
“Inclusão de faz com atitudes”
O prefeito José Nazareno Zezé Gomes e o vice-prefeito, Cafu César, além de outras autoridades municipais também prestigiaram a programação.
Para Zezé Gomes, a Caminhada Inclusiva é a expressão viva de que a inclusão se faz com atitudes concretas, com políticas públicas e com a mobilização da sociedade. “Foi uma experiência emocionante e muito significativa para mim, como prefeito e, acima de tudo, como cidadão que acredita em uma cidade que cuida das pessoas. Hortolândia é um município que acolhe, integra e promove oportunidades para todos”, afirmou Zezé.
“Cada momento foi carregado de alegria, união e, principalmente, de esperança em uma sociedade mais justa e inclusiva. Nosso governo tem como prioridade cuidar das pessoas. Essa é a marca da nossa gestão: olhar para cada cidadão com sensibilidade, respeito e responsabilidade”, completou o prefeito hortolandense.
Segundo ele, foi com esse “espírito” que a Prefeitura criou, recentemente, o DPP PcD (Departamento da Pessoa com Deficiência).

Exposição no IFSP
A programação continua, com diversas atrações ao longo da Semana de Ação. Nesta quarta-feira (24), por exemplo, acontece às 11h30 a abertura da 2ª IncluIF – Exposição de Arte Inclusiva no Instituto Federal de São Paulo (IFSP).
A exposição prossegue até sexta-feira, sempre das 9h às 21h, sendo aberta ao público. O campus Hortolândia fica na Avenida Thereza Ana Cecon Breda, nº 1.896, na Vila São Pedro.