Uma das 20 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), Monte Mor conseguiu uma proeza na área de saúde: o município passou o ano inteiro de 2018 sem registrar qualquer caso de dengue, zika vírus ou febre chikungunya – arboviroses mais comuns na área urbana, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
O balanço foi divulgado ontem pelo Departamento de Vigilância em Saúde da cidade.
O resultado foi considerado ótimo pela prefeitura, que disse que “a união entre Poder Público e sociedade foram determinantes para que nenhum caso de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti viesse a ocorrer no município”.
Para o prefeito Thiago Assis (MDB), manter Monte Mor livre das doenças é uma grande vitória da sociedade, uma vez que historicamente cerca de 80% dos focos da doença ocorriam no interior das residências.
“Sem dúvida esse é um feito histórico e que necessitamos repetir em 2019”, destacou o prefeito.
Com o objetivo de manter essa estatística zerada, desde o ano passado o Departamento de Vigilância em Saúde, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente, vem realizando arrastões de limpeza pela cidade.
Agentes comunitários e de endemias estão visitando casas, que passam por vistoria, e possíveis criadouros são eliminados.
“Esse é um trabalho pontual que estamos realizando e contamos mais uma vez com a colaboração de todos. Eliminando os criadouros evitamos o surgimento de novos mosquitos. Importante é que a população esta mais consciente e vem colaborando com este trabalho”, comentou a diretora de Vigilância em Saúde Elaine Silva.
Nesta sexta-feira (18) haverá arrastão na região central e no Jardim Santa Cândida. A atividade começa a partir das 8h.