domingo, 5 outubro 2025
COBRANÇA

Moradores cobram melhorias e reclamam da falta de projeto para a Praia Azul, em Americana

Limpeza, manutenção da orla e estrutura precária são as principais reclamações; região vizinha, a Praia dos Namorados, tem melhores condições, segundo moradores
Por
João Victor Viana

A Praia Azul é uma das regiões mais conhecidas de Americana. Localizada no km 124 da Rodovia Anhanguera, é formada pelas águas da Represa Salto Grande. Muito populosa, a região já foi um dos principais pontos de recreação e lazer da cidade. Nos últimos anos, porém, segundo os moradores, a situação tem piorado em razão do esquecimento do poder público nas últimas gestões.

Reclamações
Limpeza urbana e da água, além da falta de um projeto consistente para a orla da praia, são as principais reclamações dos moradores. A aposentada Odete Evangelista mora na região há uma década e relatou que desde então nunca viu uma ação efetiva no local.

“Nós temos uma água linda, mas que nunca é tratada. Esse monte de lixo que fica jogado. Isso aqui é um lazer para a gente, a gente não tem necessidade de sair da Praia [Azul] para ir viajar. Nós temos isso aqui, é gostoso. A gente quer que cuida disso. Isso aqui está abandonado”, afirmou a moradora.

Represa Salto Grande é preocupação
A qualidade da água é motivo de grande preocupação para os moradores. As principais reclamações envolvem o despejo de esgoto e a grande quantidade de aguapés.

O problema das plantas aquáticas ganhou destaque em julho, quando o corpo de Alexsander Silva de Souza ficou desaparecido por oito dias na represa. Na ocasião, a presença dos aguapés dificultou as buscas e atrapalhou o trabalho de bombeiros e voluntários que participaram da operação.

O empresário e presidente do grupo Amigos da Represa Salto Grande, Marcelo Mazoca, relata que em Paulínia a qualidade da água é boa, mas em Americana o cenário é diferente. “A bacia de Americana, Praia Azul e Praia dos Namorados, é poluído pela própria cidade de Americana”, afirmou.

Praia Azul, em Americana
Moradores reclamam dos aguapés na represa. Foto: Gustavo Shock/TV TODODIA

Comparação com a Praia dos Namorados
O que os moradores da Praia Azul gostariam de ver já existe bem ao lado, na Praia dos Namorados. Eles acreditam que o mesmo projeto implantado na região vizinha poderia ser replicado, trazendo os mesmos benefícios.

Dona Odete relata que, aos finais de semana, muitas pessoas chegam à Praia Azul, mas, após avaliar as condições, acabam seguindo para a Praia dos Namorados, onde a estrutura é melhor, com mais limpeza, quadras esportivas e uma orla mais agradável.

“Isso dói dentro da gente porque meu dinheiro é igualzinho o dinheiro de lá (Praia dos Namorados), a gente paga os impostos […] quando é tempo da eleição, está todo mundo no seu portão, para que? Então não venha porque vem, pede, ganha e não faz nada.

Respostas da Prefeitura de Americana
A equipe de reportagem da TV TODODIA questionou a prefeitura de Americana, que se posicionou por meio de nota. Em relação ao tratamento de água, “o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana esclarece que o tratamento de água está sendo realizado normalmente no município.”

Sobre a ausência de cuidados com a orla da praia, a prefeitura afirmou que “mantém serviços de manutenção na área da orla da Praia Azul permanentemente. 

Estão sendo investidos R$ 1.628.000,00, desde 2024, para a revitalização da Praça José Leite de Camargo, localizada ao lado da Orla da Praia Azul. Com 400 metros de comprimento e 7.750 m², a região está recebendo investimentos em acessibilidade, lazer e bem-estar para a população.

Na região da Praia Azul foi inaugurada, em 2024, a EEE-17 (Estação Elevatória de Esgoto), construída pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana, na Avenida São Paulo, nº 900. O investimento foi de R$ 4,6 milhões.

A estação é moderna, atendendo à alta demanda gerada pelo aumento da população nessa região, com maior capacidade de armazenamento e bombeamento, evitando o extravasamento de esgoto na represa.”

Já referente a grande quantidade de aguapé, a administração pública respondeu que “o trabalho para a retirada de macrófitas (plantas aquáticas) na Represa do Salto Grande está sendo executado normalmente. A área tomada pelas macrófitas caiu de 93 hectares para 2,6 hectares entre janeiro e junho de 2025, uma redução de 97%. A ação é promovida pela empresa CPFL Renováveis, concessionária responsável pela operação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH), com monitoramento da Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.”

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também