quarta-feira, 28 janeiro 2026
PERDERAM TUDO

Moradores lamentam prejuízos após temporal em Americana

A empregada doméstica Givanilda Almeida contou que o alagamento aconteceu de forma muito rápida e atribuiu a situação à falta de limpeza dos bueiros
Por
Diego Rodrigues

As chuvas intensas que atingiram o bairro São Manoel, em Americana, provocaram o alagamento de diversos imóveis na Rua Santo Onofre nesta quarta-feira (28). Moradores relataram prejuízos com a perda de móveis, eletrodomésticos e alimentos, além de afirmarem que o problema é recorrente sempre que há registro de chuva forte na região. Apesar do susto e dos riscos, não houve feridos.

Moradores relatam perdas e problema recorrente
Moradora da região, a empregada doméstica Givanilda Almeida contou que o alagamento aconteceu de forma muito rápida e atribuiu a situação à falta de limpeza dos bueiros. Segundo ela, “assim que começou a cair a chuva, foi muito rápido o alagamento”, e a casa da filha, grávida de oito meses, foi invadida pela água, impossibilitando a saída sem ajuda. A gestante perdeu todos os móveis, incluindo geladeira, guarda-roupa e enxoval completo. A entrevistada afirmou ainda que mora na rua há mais de seis anos e que “sempre que chove bastante, alaga a rua”.

Moradores relataram prejuízos com a perda de móveis, eletrodomésticos e alimentos. Foto: Gustavo Shock/TV TODODIA

Outro relato veio de Eliane Loraste, que vive na região há cerca de oito anos e também teve prejuízos durante a última enchente. Segundo ela, “a água estragou tudo de uma vez”, e para proteger os netos, a família precisou colocá-los sobre a geladeira, já que o nível da água subiu rapidamente dentro do imóvel.

Defesa Civil aponta volume elevado de chuva
Equipes da Defesa Civil estiveram no local e informaram que o alagamento foi provocado pelo grande volume de chuva concentrado em um curto período de tempo. De acordo com o coordenador do órgão, João Miletta, “choveu aproximadamente 45 milímetros em cerca de 50 minutos, o que contribuiu para o rápido acúmulo de água na via”, e a situação pode ter sido agravada por bueiros possivelmente entupidos.

Chuva e ventos fortes causam danos no cemitério
Além dos alagamentos, a Defesa Civil também atendeu uma ocorrência no Cemitério da Saudade, na Rua São Sebastião. A mesma chuva, acompanhada de ventos fortes e do solo encharcado, provocou a queda de uma árvore e o desabamento de mais de 50 metros do muro do cemitério. O local foi isolado por segurança e não houve registro de feridos.

Além dos alagamentos, a Defesa Civil também atendeu uma ocorrência no Cemitério da Saudade, na Rua São Sebastião. Foto: Gustavo Shock/TV TODODIA

Por fim, a prefeitura informou que o prefeito esteve nos locais afetados e determinou ações emergenciais. A retirada dos entulhos e o início da reconstrução do muro do cemitério estão previstos para a quinta-feira (29). O Fundo Social de Solidariedade também será acionado para prestar assistência às famílias atingidas pelos alagamentos.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também