
Figura histórica do comércio de Santa Bárbara d’Oeste, o ex-comerciante José Bacchin faleceu na tarde desta terça-feira (12), às 15h, aos 95 anos.
Empreendedor desde cedo
Nascido em Piracicaba em 1º de agosto de 1930, Bacchin passou a infância e adolescência no Sítio Barro Branco, no distrito de Tupi, onde também estudou. Chegou a Santa Bárbara d’Oeste em outubro de 1948, aos 18 anos, acompanhado da mãe e dos irmãos Antonio, Luiz, Oswaldo, Maria e Catarina. Juntos, abriram o Bar e Sorveteria Bacchin, na esquina da Rua XV de Novembro com a General Osório, no centro da cidade.
Cinco anos depois, junto dos irmãos Luiz, Oswaldo e Maria, adquiriu o Bar e Restaurante Santa Bárbara, localizado na Praça Coronel Luís Alves, então de propriedade da família Larguesa. Em 1958, voltou a se associar ao irmão Antonio para abrir a Mercantil d’Oeste, no mesmo endereço onde funcionava a Barbearia do Cruz.
Com a saída de Antonio, em 1985, o estabelecimento mudou-se para a esquina das ruas Prudente de Moraes e Duque de Caxias, passando a se chamar Comercial Bacchin — ou, como ficou popularmente conhecida, “Loja do Bacchin”. Foram 71 anos dedicados ao comércio, período no qual gerou mais de 130 empregos na cidade.
Homenagem
Em 2021, recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Barbarense, proposto pelo ex-vereador Erb Oliveira Martins, o Uruguaio, já falecido. Viúvo de Dorys Duarte Maia Bacchin, deixa as filhas Eliane Aparecida, Christiane das Graças e Loraine Cecília, além de netos. Era tio do ex-vereador Bachin Júnior e morava no Jardim Panambi.
Nas redes sociais, Bachin Júnior rasgou elogios ao tio. “Extremamente sábio, deixa um belo legado, uma linda família e, certamente, bastante saudade de seus muitos ensinamentos”, relatou.
O velório ocorre nesta quarta-feira (13), a partir das 7h, no Velório Araujo-Orsola, com sepultamento marcado para as 12h, no Cemitério da Saudade, em Piracicaba.