terça-feira, 23 setembro 2025
LUTO

Morre aos 98 anos Dom Gilberto, arcebispo emérito de Campinas

Velório será realizado na Catedral Metropolitana com missas entre terça (23) e quinta-feira (25); sepultamento ocorrerá na cripta da igreja
Por
Guilherme Pierangeli

O arcebispo emérito de Campinas, Dom Gilberto Pereira Lopes, morreu no final da tarde desta segunda-feira (22), aos 98 anos. Ele esteve à frente da Arquidiocese de Campinas por mais de 22 anos, sendo figura de grande destaque na Igreja Católica e na vida religiosa da cidade e da região.

Velório e celebrações
O corpo de Dom Gilberto será velado na Catedral Metropolitana de Campinas a partir das 16h de terça-feira (23), com missa inicial e abertura da visitação. Outras missas estão programadas para as 18h15 e 20h do mesmo dia.

Na quarta-feira (24), haverá celebrações ao longo de todo o dia, nos seguintes horários: 7h, 9h, 12h15, 16h, 18h15 e 20h.

Na quinta-feira (25), ocorrerá uma missa às 7h e, às 9h, será celebrada a Missa Exequial, presidida por Dom João Inácio Müller, atual arcebispo metropolitano de Campinas. Logo após, acontecerá o sepultamento na cripta da própria Catedral.

Dom Gilberto esteve à frente da Arquidiocese de Campinas por mais de 22 anos. Foto: Arquediocese de Campinas

Trajetória religiosa
Natural de Santaluz (BA), Dom Gilberto nasceu em 14 de fevereiro de 1927. Foi ordenado presbítero em dezembro de 1949, na Catedral de Petrolina (PE). Em 1955, mudou-se para Ribeirão Preto, onde atuou como vigário cooperador da catedral, reitor do seminário Maria Imaculada e cura da catedral.

Em 1966 foi nomeado o primeiro bispo da Diocese de Ipameri (GO) e, a partir da década de 1970, exerceu diferentes cargos na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em dezembro de 1975 foi designado arcebispo coadjutor de Campinas e, em fevereiro de 1982, assumiu a Arquidiocese, onde permaneceu até junho de 2004.

Luto oficial
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, decretou luto oficial de três dias pela morte de Dom Gilberto. Em nota, destacou a importância do religioso para a cidade. “Toda sua vida foi dedicada ao amor ao próximo e à Igreja. Dom Gilberto deixa um legado de coragem e amor, especialmente em favor dos mais vulneráveis. Que Deus conforte os que sofrem a dor dessa perda”, afirmou.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também