quarta-feira, 2 abril 2025
LUTO

Morre o ex-prefeito de Campinas, Lauro Péricles Gonçalves

Ele tinha 89 anos e faleceu neste domingo (16)
Por
Guilherme Pierangeli
Lauro tinha 89 anos, e foi prefeito entre 1973 e 1977. Foto: Arquivo/Sanasa

O ex-prefeito de Campinas, Lauro Péricles Gonçalves, morreu neste domingo (16). A Prefeitura decretou luto oficial de três dias. O velório e o sepultamento acontecem nesta segunda-feira, 17, no Cemitério da Saudade, em Campinas, onde ele ainda morava.

Lauro nasceu em Monte Santo de Minas (MG) e foi para Campinas no fim da década de 1950 para cursar Direito na PUC-Campinas. A trajetória política dele começou a convite do então prefeito, Orestes Quércia, que chamou Lauro para atuar na área jurídica da Prefeitura. Posteriormente, ele assumiu o Departamento de Água e Esgoto, contribuindo para sua transformação na Sanasa, onde também foi presidente.

Lauro Péricles foi prefeito entre 1973 e 1977 e é responsável por obras como o Viaduto São Paulo, conhecido como “Laurão” (em referência a ele), dispositivo muito utilizado ainda hoje, além da Via Expressa Waldemar Paschoal e o Observatório de Capricórnio. Ele também criou as Administrações Regionais (ARs), responsáveis pela descentralização da manutenção urbana, e realizou melhorias na Lagoa do Taquaral, além de ter finalizado o Centro de Convivência Cultural.

No setor cultural, sua gestão implantou a Secretaria de Cultura e reestruturou a Orquestra Sinfônica Municipal. Além disso, foi responsável pela construção da Concha Acústica da Lagoa do Taquaral e do prédio da Academia Campinense de Letras.

Lauro Péricles também ocupou cargos no governo estadual, como presidente da Sabesp e da CPFL. Casado com Maria Lázara, ele teve dois filhos, Laura e Marco Aurélio, já falecido. O velório de Lauro Péricles Gonçalves acontece das 10h às 13h, na Capela Central do Cemitério da Saudade. O enterro será logo em seguida, também no Cemitério da Saudade, em Campinas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também