Esta ação faz alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, e este será também o último dia em que acontecerá o atendimento na praça central.
Os exames realizados são destinados às mulheres previamente agendadas pelo setor de Regulação da Secretaria de Saúde, são realizados em um veículo adaptado exclusivamente para os procedimentos, que está localizado na Praça Comendador Müller, no centro da cidade.
“Essa ação da prefeitura é muito importante, considerando que o índice de câncer de mama tem aumentado cada vez mais, por isso estamos aqui para dar esse suporte ao SUS e serão 980 mamografias realizadas em unidades de saúde e aqui na Praça Comendador Müller”, destacou a tecnóloga de radiologia Carolline Ferreira.
Para as mulheres com o agendamento da secretaria de saúde, os exames vão até sexta-feira (8) dia internacional da mulher. A prestação de serviços continua durante os próximos sábados sem agendamento prévio e com a oferta de exames Papanicolau.
Para algumas mulheres ainda existe o receio em sentir dor ou expor parte do seu corpo para uma pessoa desconhecida, mas a técnica orienta:
“O exame é muito rápido, no máximo 5 minutos e a mulher já estará liberada. E mesmo que sinta algum desconforto, é melhor prevenir que fazer uma descoberta tardia”, enfatizou Carolline.
Confira a programação:
Dia 9 (sábado) – “Dia D” Mamografias e Papanicolau
na UBS São Vito e na UBS Jardim Guanabara
Papanicolau
UBS Praia Azul
UBS Antônio Zanaga
UBS São Domingos
UBS Vila Galo
Dia 16 (sábado) – mamografias e Papanicolau
UBS Praia Azul
UBS Antônio Zanaga
UBS Jardim Boer
Dia 23 (sábado) – mamografias e Papanicolau
UBS Vila Mathiensen
UBS Vila Galo