Na contramão do Estado, da maioria das cidades e da região, Americana registrou anteontem (16) o seu pior índice de isolamento em um domingo. Os dados são do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que atualiza diariamente índice de adesão ao isolamento social no Estado.
Americana havia registrado no primeiro domingo de agosto (2) 48%, que à época foi seu pior índice de isolamento de domingo desde o início da quarentena, no fim de março.
Na ocasião, já eram oito domingos que o município registrava este mesmo índice. No domingo do Dia dos Pais (9), novo recorde negativo, com índice de 44%. O isolamento no último domingo caiu novamente, desta vez para 43%.
Só que desta vez nem a região e nem o resto do Estado acompanham Americana nesta queda. Pelo contrário, a maioria registrou aumento do índice de um domingo para o outro.
E mais. Americana teve neste domingo (16) o segundo pior índice dentre os 104 municípios mais populosos do Estado que fazem parte da avaliação do governo (que na região, não inclui Nova Odessa). Apenas Limeira, que tinha 44% no domingo do Dia dos Pais e caiu para 40% neste, foi pior.
Barretos e Franca empataram com Americana, ambas com 43%. Barretos vinha de 41% no domingo anterior. Já Franca vinha de 45% e caiu dois pontos.
Neste fim de semana, a Gama (Guarda Municipal de Americana) atendeu denúncias de aglomeração próximo a bares e no canteiro central da Avenida Brasil. Segundo a corporação, cerca de mil pessoas estavam no local, muitas sem máscara. Foi o primeiro fim de semana de reabertura dos bares desde quando a região avançou à fase amarela.
Na região, Hortolândia, que vinha do seu pior domingo no Dia dos Pais, com 42% de isolamento, melhorou o índice, registrando neste domingo (16) 44%. Santa Bárbara foi além e melhorou quatro pontos percentuais, de 43% para 47%. Sumaré foi de 44% do domingo retrasado para 45% neste.
Campinas teve 47% no domingo passado e 48% neste. Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), Indaiatuba subiu de 49% para 52%, Itatiba de 43% para 47%, Valinhos de 49% para 51% e Vinhedo de 48% para 54%. Paulínia repetiu os 48% nos dois domingos.
Piracicaba subiu de 43% para 46%. Na Capital, o aumento foi de cinco pontos, de 48% para 53%, e em todo o Estado foi de 48% para 52%.