segunda-feira, 30 setembro 2024
SAÍRAM E FICARAM

Na região, 132 beneficiados durante a saída temporária de setembro estão foragidos

Detentos em regime semiaberto receberam o benefício entre os dias 17 e 23 de setembro
Por
Isabela Braz

Após o fim das saídas temporárias na última terça-feira (23), dos 4.195 detentos beneficiados nas unidades prisionais da região – Campinas, Hortolândia e Sumaré – 132 não retornaram, o que os torna foragidos. Apenas em Limeira todos os beneficiados da unidade de retornaram.

A última saída temporária aconteceu entre os dias 17 e 23 de setembro. Esta foi a terceira vez que o benefício foi concedido neste ano. Segundo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SAP), de 1.990 reeducandos de Campinas, 62 não retornaram. Em Hortolândia, saíram 1.914, desses 68 não retornaram. Em Sumaré saíram 72 e apenas dois não retornaram.

“É importante lembrar que quando o preso não retorna à Unidade Prisional, é considerado foragido e perde automaticamente o benefício do regime semiaberto, ou seja, quando recapturado, volta ao regime fechado”, disse a secretaria por meio de nota.

O estado de São Paulo manteve as saídas, seguindo a “questão jurisdicional”. De acordo com o TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), ainda não houve alterações na portaria nº 02/2019 do Deecrim (Departamento Estadual de Execução Criminal) que regulamenta as saídas temporárias.

A última “saidinha” de 2024 acontece nas festividades de final de ano, entre 23 de dezembro de 2024 e 3 de dezembro de 2025.

Foto: Divulgação/SAP
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também