sábado, 5 outubro 2024
ECONOMIA

Na RMC, Alimentação cria 279 empregos em setembro, enquanto Alojamento tem saldo negativo de 15 vagas

No acumulado de janeiro a setembro de 2023, os setores de alimentação fora do lar e hotelaria na RMC acumulam um saldo de 3.586 empregos
Por
Danilo Bueno
Foto: Pixabay

Os setores de Alimentação (bares, restaurantes e atividades ligadas à alimentação fora do lar) e Alojamento (hotéis) na Região Metropolitana de Campinas (RMC) tiveram um saldo positivo de 279 empregos com carteira assinada em setembro, de acordo com os dados divulgados pelo Novo Caged. Enquanto a Alimentação foi responsável pela geração de 294 empregos, revertendo o desempenho negativo de agosto, os hotéis registraram um saldo negativo de 15 vagas fechadas.

Ao todo, os setores de Alimentação e Hospedagem admitiram 3.162 pessoas com carteira assinada em setembro, porém, também demitiram 2.883, resultando em um saldo positivo de 279 empregos. Campinas teve o maior número de contratações, com um saldo de 139 empregos, seguida por Indaiatuba (79), Sumaré (51) e Americana (49). Por outro lado, Hortolândia (-22) e Holambra (-14) apresentaram os piores resultados do mês.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas, Matheus Mason, avalia com otimismo o crescimento no número de contratações em setembro, afirmando que houve uma reversão dos dados negativos de agosto. No entanto, ele destaca que o alto volume de demissões e contratações tem impactado negativamente o setor, resultando em um alto turnover e aumento de custos operacionais.

O presidente do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (CRC&VB), Vanderlei Costa, ressalta que a oscilação mensal no setor hoteleiro é algo natural, pois os hotéis estão operando em ritmo acelerado desde o ano passado. Ele destaca que a taxa média de ocupação em setembro foi de 61,94%, uma das mais altas do país para o mês, com tendência de aumentar ainda mais até o final do ano, o que leva a novas contratações.

No acumulado de janeiro a setembro de 2023, os setores de alimentação fora do lar e hotelaria na RMC acumulam um saldo de 3.586 empregos, mostrando resiliência em relação ao mercado de trabalho e sendo os segmentos com maior número de contratações na região. No entanto, é importante ressaltar que existe uma grande preocupação em relação à mão de obra especializada, pois mesmo com um bom número de contratações, os estabelecimentos enfrentam dificuldade em reter funcionários qualificados.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também