A última palestra do ano na Câmara de Paulínia, realizada nesta terça-feira (17), foi marcada por inspiração, bom humor e emoção. O responsável por essa motivação foi o nadador paralímpico Clodoaldo Silva, recordista e campeão mundial. A plateia saiu sorrindo, mas refletindo sobre oportunidades e vitórias tanto na esfera pessoal como no ambiente profissional.
Clodoaldo, conhecido como o “Tubarão das Piscinas”, compartilhou suas histórias de vida, medos superados e dificuldades das conquistas, sempre com um toque divertido e inesperado. Para ele, a chave do sucesso foi não dar ouvidos ao preconceito: “Nunca me importei com quem tem preconceito, me importo com quem me valoriza pelo meu potencial.” E esse potencial o levou a 14 medalhas (6 ouros, 6 pratas e 2 bronzes) representando o Brasil, transformando-o em uma referência do paradesporto no país.
Além dos desafios enfrentados na piscina, Clodoaldo revelou um pouco do homem fora das competições. Contou que hoje, aos 45 anos, é um profissional realizado, pai coruja de duas filhas (uma de 13 anos e outra de 6), aposentado das piscinas, porém ainda ativo como comentarista e consultor esportivo.
Quando questionado sobre ídolos, a resposta veio sem hesitação: Ayrton Senna e sua mãe, dona Maria das Neves. “Eles me ensinaram o verdadeiro significado de ser campeão: ter resiliência, ser fiel a quem eu sou e buscar ser sempre melhor que eu mesmo, não que os outros.”
O presidente Edilsinho Rodrigues, anfitrião do evento, disse que as palavras de Clodoaldo foram a melhor forma de marcar o encerramento do ano, celebrando conquistas e agradecendo os servidores.
“Clodoaldo nos mostrou que as barreiras existem, mas só até que a gente decida superá-las. Foi um presente para todos nós poder ouvi-lo e aprender com ele sobre a vida.” O vereador Gibi Professor também participou do evento.