sexta-feira, 22 novembro 2024
OBRAS EM ATRASO

Nas vésperas de mais um ano de atraso, moradores do Jardim Boer voltam a reclamar de creche não entregue

Obra do Governo Estadual tinha programação de entrega para novembro de 2019, mas segue com estruturas inacabadas
Por
Isabela Braz
Fotos: Lorenna Gasparotte/Rede TODODIA

Prestes a completar 4 anos no atraso das obras da creche localizada no Jardim Boer, em Americana, moradores do bairro reivindicam ações efetivas do governo estadual e municipal para a volta das obras do prédio.

O prédio, que deveria ser entregue em novembro de 2019, teve investimento de R$ 1,7 milhão de reais de verba estadual, viabilizada por meio do prefeito Chico Sardelli (PV), na época em que era Deputado Estadual. A unidade é construída por meio do programa Creche Escola, uma parceria entre governo Estadual, Municipal e o FDE (Fundo de Desenvolvimento de Educação).

Atualmente, as obras seguem paradas por não ter mais nenhuma empresa licitada para a finalização do projeto. Com mato alto, entulho e vazamentos no local, o TODODIA foi até o local e conferiu como estava o prédio, que deveria receber cerca de 130 alunos de 0 a 5 anos.

O advogado e morador do bairro, Expedito Leal, falou que durante todos os anos vem fazendo reclamações e as mesmas justificativas são dadas. Para eles, o problema aumentou tanto que agora que além da pasta de educação, isso é também um problema de saúde pública e segurança.

“Na saúde, se você entrar aqui, tem vários pedaços de madeira, tem caixa d’água cheia e a proliferação do mosquito aqui é muito grande. Com relação à segurança pública, nós sabemos que é perigoso aqui, está perto de uma outra escola, criança saindo e entrando de toda hora aqui, passando por aqui. Ela pode entrar para brincar, se machucar, ou até uma pessoa se esconder aí para praticar um mal maior. E com relação à educação, o que a gente pode ver? São 130 famílias que poderiam estar com seus filhos aqui atendidos no bairro”, diz Expedito.

A médica veterinária, Alessandra Vilas Boas, que tem uma neta de quase 4 anos, informou que sempre teve expectativa de que a neta pudesse estudar no espaço, mas que perdeu as esperanças.

“Se continuar dessa forma aqui, ela vai estar no ginásio e não abriu a creche ainda. Para mim não vai ser útil, mas o bairro precisa dessa creche, não vou dizer que é luxo, é uma necessidade”, disse a moradora.

Em outras cidades da região, como Campinas e Monte Mor, que receberam subsídios para construção de outras creches na mesma época, tiveram as unidades já entregues.

“A gente vê aqui constantemente as mães no ponto de ônibus, esperando para que o ônibus passe e leve as crianças para outro bairro. Com isso a gente está vendo que realmente é um descaso com o nosso bairro”, complementa Expedito.

O outro lado

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Educação do Governo de São Paulo, afirmou que a atual gestão da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) tem “total interesse na conclusão de obras e na execução de novos projetos em benefício da comunidade escolar”.

“Na referida obra, a pasta está empenhada em concluir a elaboração de uma nova licitação, já que o convênio firmado anteriormente expirou”, finaliza em nota.

Questionado sobre a parceria e os problemas a Prefeitura de Americana, disse que por se tratar de uma obra do Governo do Estado, a zeladoria e limpeza do local deve ser feita pelo Estado, mas que solicitará a execução dessa manutenção ou autorização para realizar o serviço no espaço.

“Com relação ao andamento da obra, a Prefeitura segue em diálogo permanente com o Governo do Estado, que já informou sobre a realização de uma nova chamada de concorrência para a contratação de empresa para término da obra, o que tem sido acompanhado de perto pelo município, que tem solicitado agilidade neste processo”, disse a prefeitura em nota.

O governo estadual reforçou que, quando entregue, a unidade contará com sete salas de aula, dois berçários, fraldário, lactário, solarium, sanitários e refeitórios.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também