sábado, 21 setembro 2024

Nível do Quilombo põe Defesa Civil em alerta

As chuvas dos últimos dias elevaram o nível do Ribeirão Quilombo em aproximadamente 80 centímetros, no trecho que corta Nova Odessa, segundo boletim emitido ontem (5) pela Defesa Civil, que entrou em alerta. Por conta do volume de precipitações que atingem a região de Campinas, o órgão intensificou o monitoramento de regiões ribeirinhas. 

De acordo com o pluviômetro instalado na Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), empresa responsável pelos serviços de água, esgoto e manejo de resíduos sólidos, a cidade acumulou 51,7 milímetros de chuva entre quinta (4) e a manhã de ontem. O maior volume foi registrado nas primeiras horas desta sexta, com 36,3 milímetros. 

“O rio subiu, mas a situação é tranquila. Estamos monitorando de hora em hora, mas não há motivo para preocupação”, avaliou o coordenador da Defesa Civil, Paulo Bichof, que acompanha de perto o nível do Quilombo e a situação dos bairros São Jorge, Flórida, Fadel, Conceição e Vila Azenha, desde a noite de quinta-feira. 

PREVISÃO 

A frente fria que chegou à região de Campinas na quinta-feira trouxe chuva a Nova Odessa depois de mais de 30 dias de seca. 

De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), as temperaturas devem atingir 5º C neste fim de semana, com mais previsão de chuva. 

O Ribeirão Quilombo nasce em Campinas e passa pelos municípios de Hortolândia, Sumaré, Nova Odessa e Americana, onde deságua no Rio Piracicaba. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também