sexta-feira, 9 janeiro 2026
QUALIDADE DE VIDA

Nova escala 5×2 nas unidades de Sumaré e Hortolândia do Supermercado Savegnago é aprovada pelos colaboradores

Modelo mantém 44 horas semanais para celetistas, porém distribuídas em cinco dias de trabalho, com duas folgas
Por
Vagner Salustiano

O Grupo Savegnago anunciou, neste início de 2026, a adoção da escala de trabalho 5×2 para colaboradores das unidades de Sumaré, Hortolândia e Campinas. A mudança também será aplicada no Paulistão Atacadista de Barretos, Sertãozinho e Franca.

A iniciativa amplia o projeto-piloto iniciado em Indaiatuba, onde o formato passou a ser testado desde a inauguração da unidade como modelo experimental de jornada de trabalho.

O projeto envolveu inicialmente colaboradores das áreas operacionais da loja de Indaiatuba. O novo modelo mantém a carga horária semanal de 44 horas, mas distribui o expediente em cinco dias de trabalho com jornadas diárias de 8h48, substituindo a escala tradicional 6×1, com seis dias de 7h20.

Rotina equilibrada
Segundo o vice-presidente administrativo e financeiro do Grupo Savegnago, Beto Borsoni, a proposta busca conciliar organização operacional e rotina mais equilibrada para os funcionários. “A proposta da nova escala é oferecer uma rotina mais equilibrada e previsível aos colaboradores, ao mesmo tempo em que preserva a organização e a eficiência das operações”, afirmou.

Com a nova escala, colaboradores das unidades passam a ter duas folgas por semana. Fotos: Vagner Salustiano/TV TODODIA.

O executivo destacou ainda os reflexos do modelo no dia a dia das equipes. “Ter dois dias de descanso faz diferença na recuperação física, no convívio familiar e na disposição para o trabalho, refletindo diretamente no bem-estar e na motivação das equipes”, acrescentou.

Avaliação positiva dos colaboradores
A TV TODODIA ouviu colaboradores da unidade do Savegnago em Sumaré para avaliar o impacto da mudança. Para a operadora de caixa Daniele dos Santos, o novo formato trouxe ganhos na organização da rotina pessoal. “Para mim foi bom, porque aumentou um pouco a carga horária, mas compensa na folga. Agora a gente folga duas vezes por semana, inclusive dois domingos por mês. Muda muito, a gente tem mais tempo para fazer as coisas, em casa, com a família”, relatou.

O empacotador Samuel Azenha também aprovou a mudança. “Tá aprovado, não tem nem como reclamar”, disse.

Já Jussara Costa, da gerência júnior da unidade de Sumaré, explicou como a escala vem sendo aplicada no cotidiano da loja. “A carga horária teve poucas alterações, permanece a mesma por enquanto, mas seguimos aguardando as alterações governamentais. Isso reflete em qualidade de vida para eles. O colaborador é o maior patrimônio da empresa, e a gente precisa valorizá-lo”, afirmou.

Daniele dos Santos aprova medida; Jussara Costa ressalta fase de adaptação da nova escala. Fotos: Vagner Salustiano/TV TODODIA.

Possível ampliação do modelo
Com a adoção da escala 5×2 nas unidades de Sumaré, Hortolândia e Campinas, o Grupo Savegnago informou que continuará monitorando indicadores operacionais, desempenho das equipes e impactos na rotina das lojas.

Os resultados devem embasar a decisão sobre uma eventual ampliação do modelo para outras unidades da rede ainda em 2026.

A escala 5×2 surge como alternativa ao formato mais comum no varejo, a escala 6×1, e busca promover maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal sem alteração da carga horária semanal prevista em lei. O tema também vem sendo discutido em âmbito nacional, com projetos de lei e propostas de emenda à Constituição em tramitação no Congresso Nacional para ampliar a adoção do modelo em diferentes setores.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também