A disputa pela presidência da Câmara de Nova Odessa no biênio 2021-2022 deve ter um duelo envolvendo tucanos, um candidato do partido do prefeito eleito e dois novatos. Cinco já confirmaram que pretendem ser candidatos. São eles três reeleitos, dois do PSDB, Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, e Tiãozinho do Klavin, e um do PSD, Professor Antônio, pelo PSD, partido do prefeito eleito Leitinho. Os outros dois são novatos, Wagner Moraes (PSDB), e Cabo Natal (Avante).
“Tenho experiência no Legislativo, fui reeleito, bem como no Executivo. Fui secretário de Desenvolvimento Econômico, secretário de Obras. Tenho conhecimento da administração pública, sei da importância da Câmara para a prefeitura. Me sinto preparado para ser presidente e conduzir o Legislativo com tranquilidade, do jeito que deve ser”, declarou Pelé.
“Nesses 12 anos de Casa já tivemos muita experiência, vivenciamos muita coisa na política, me sinto preparado. Estive em comissões, e atuei pelo Legislativo com diferentes gestões do Executivo. Agora a ideia é encarar este novo desafio”, afirmou o segundo vereador mais votado, tucano mais votado, com 894 votos.
Wagner Moraes confirmou a candidatura e se disse “capacitado, pela experiência como secretário de governo”. O vereador eleito disse que colocou o nome à disposição do partido. “Somos um grupo unido, e certamente iremos eleger o presidente e dar sequência no trabalho vitorioso liderado pelo prefeito Bill”, afirmou.
Professor Antônio também confirmou a intenção. “Estou no meu terceiro mandato e acredito que tenha condições de fazer uma boa gestão. Agora é só conseguir mais quatro votos”, afirmou.
O policial militar Cabo Silvio Natal (Avante), novato no Legislativo, foi o vereador eleito mais votado, com 1.187 votos. “Serei sim, estou preparado e capacitado e bem assessorado juridicamente para mais essa missão se assim for me conferida”.
O novato afirma que pesa para ele ser eleito presidente do Legislativo, além de ter sido o mais votado, o apoio popular. “A sociedade deposita uma confiança, tenho credibilidade pelo trabalho que sempre desenvolvi ao longo da minha vida pública. Porém não vou me frustrar se isso não acontecer”, afirmou.
Se não fosse candidato, o Cabo diz que indicaria outro novato para ser presidente.
PSDB FORTE
Um dia após as eleições, o prefeito Bill Souza (PSDB) se reuniu com os vereadores eleitos pela coligação. O PSDB teve Dr. Lourenço como candidato a prefeito, apoiado por Bill, em uma chapa com Vagner Barilon (PSDB), presidente da Câmara, como vice.
A coligação elegeu três tucanos, dois do DEM e Paulo Bichofe, do Podemos.
Atual oposição a Bill, o vereador e prefeito eleito Leitinho (PSD) deve ter oposição no Legislativo, que terá dois terços (seis dos nove) da Câmara do “time” do atual prefeito.
A “aposta” do partido de Leitinho para presidir a Casa é Professor Antônio, que mudou para o partido do prefeito eleito nestas eleições.
O TODODIA tentou falar com Leitinho e Barilon para comentar a disputa da presidência da Câmara no ano que vem, mas não conseguiu retorno.