A Prefeitura de Nova Odessa publicou nesta terça-feira (17) no Diário Oficial do município a retomada de cirurgias eletivas no Hospital Municipal e Maternidade Dr. Acilio Carreon Garcia. É o único município da região a retomar as cirurgias eletivas, que foram suspensas no início da pandemia do coronavírus, para evitar o aumento de transmissão e infecção da doença.
Decreto no fim de setembro já havia anunciado o retorno, que ainda não tinha acontecido, segundo a prefeitura.
O decreto assinado pelo prefeito Bill Souza (PSDB) cita que a região está na fase verde do Plano São Paulo do governo do Estado desde 9 de outubro e define a retomada, “priorizando aqueles procedimentos eletivos com maior probabilidade de complicação ou piora na sua evolução, obedecendo os protocolos de segurança a serem seguidos e implantados pelas Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica”.
Em outro item, Bill autoriza a retomada das aulas de estágio dos cursos de enfermagem e técnico de enfermagem no hospital e na maternidade municipais.
A publicação cita ainda que o decreto considerou ofício da 2ª Vara Judicial da Comarca de Nova Odessa, recomendando a proibição de eventos no município, além de recomendação do Ministério Público.
No fim de setembro, conforme noticiado pelo TODODIA, Bill chegou a publicar decreto permitindo o retorno das cirurgias eletivas no hospital municipal, considerando “que o número de cirurgias eletivas vem aumentando, causando uma fila de espera significativa”. Entretanto, segundo a prefeitura, as cirurgias eletivas ainda não tinham sido retomadas.
SEM PREVISÃO
Na região, as outras prefeituras descartam a volta das cirurgias eletivas nos hospitais municipais. A Prefeitura de Americana informou em nota que o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi “por enquanto segue com as cirurgias apenas de urgência e emergência, pois a situação ainda é preocupante em relação à Covid-19, já que o município ainda não suspendeu o estado de calamidade pública por causa da pandemia”.
A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, informo que o Hospital e Maternidade Municipal Governador Mario Covas está em reforma e, por este motivo, as cirurgias eletivas estão suspensas.
“Cirurgias de urgência estão mantidas. A reforma abrange a área interna e externa da unidade, sendo que algumas etapas já foram concluídas, como do Pronto Atendimento Obstétrico e Ginecológico”.
A Prefeitura de Santa Bárbara não se manifestou sobre o assunto. No fim de setembro o Executivo disse ao TODODIA que avaliava a retomada gradual dos procedimentos eletivos.
Em Sumaré, as cirurgias eletivas não acontecem nas unidades de saúde municipais – são realizadas no Hospital Estadual Sumaré.