sexta-feira, 18 outubro 2024

Nova Odessa testa servidores e cria protocolo de tratamento da Covid-19

A Prefeitura de Nova Odessa anunciou nesta quarta-feira (15) duas novas medidas para prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus: a testagem de servidores municipais e a implantação de um protocolo para prevenção aos funcionários públicos e tratamento para pacientes com síndromes respiratórias. Segundo a Prefeitura, a testagem começou na segunda-feira (13) e será concluída em três semanas. 

Aproximadamente 800 funcionários da Administração Municipal que não interromperam o trabalho desde o início da pandemia serão submetidos a testes rápidos que apontarão se eles apresentam anticorpos do novo coronavírus. O objetivo da avaliação, segundo a Secretaria de Saúde, é determinar entre os funcionários a proporção da população já contaminada. 

Serão testados funcionários da saúde, segurança pública, cemitério, Coden Ambiental – responsável pelos serviços de água, esgoto e manejo de resíduos sólidos -, Paço Municipal, Garagem Municipal e Diretoria de Gestão Social e Cidadania. Não serão testados servidores afastados das funções por integrarem grupos de risco. 

“Estamos atendendo quem está na linha de frente. Em princípio, queremos determinar entre os funcionários a proporção da população já contaminada. A partir daí, pretendemos ampliar a testagem”, afirmou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato. Ele lembrou que já existe um protocolo para testagem da população no hospital de campanha instalado no Jardim Alvorada. “Na Unidade Respiratória, são submetidas a testes rápidos pessoas com dez dias de sintomas e colhemos material para exame em pacientes graves.” 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, serão utilizados testes da marca chinesa Wondfo Biotech. A análise do resultado será emitida em 15 minutos e o participante deixará o local com o laudo do exame. Antes da coleta de sangue, o servidor responderá a um questionário de avaliação de eventuais sintomas manifestados. Os servidores que testarem positivo serão encaminhados para consulta e afastados, de acordo com protocolos médicos. 

COQUETEL 

O protocolo de tratamento da Unidade Respiratória para pacientes com síndromes gripais inclui um coquetel de medicamentos para tentar diminuir a replicação viral do novo coronavírus no organismo. O tratamento é indicado em três situações: pacientes com síndrome gripal testados ou não (Fase 1), que prevê o uso de vitamina D, zinco, azitromicina e ivermectina; pessoas que tiveram contato com pacientes com suspeita ou infectados receberão indicação de tratamento com zinco, vitamina D e ivermectina; e pacientes internados seguem o tratamento de acordo com conduta médica. 

ADMINISTRAÇÃO RECEBE CINCO MONITORES 

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa recebeu nesta quarta-feira (15) os primeiros cinco de um total de dez monitores multiparâmetros adquiridos para melhorar o atendimento a pacientes internados na rede municipal, sobretudo em tratamento de Covid-19. Os equipamentos, importantes no monitoramento da evolução dos indicadores de saúde, serão usados na Unidade Respiratória do Jardim Alvorada, centro de diagnóstico e tratamento da doença no município, e no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia. 

EQUIPAMENTO | Um dos monitores multiparâmetros recebidos

De acordo com informações da pasta, dos cinco aparelhos entregues nesta quarta, quatro foram destinados ao Centro de Combate ao Coronavírus e um ao pronto-socorro do hospital. A outra metade deve chegar nos próximos dias e obedecerá à mesma proporção. 

Os aparelhos foram adquiridos junto às empresas Lac Medic Equipamentos Hospitalares e Allian Care Equipamentos Hospitalares, num investimento total de R$ 118,5 mil. Por se tratar de compra emergencial, foi dispensada a licitação, nos termos do artigo 24 da lei federal 8.666/93.  

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também