Os parlamentares da Câmara Municipal de Nova Odessa debateram temas relacionados à saúde pública e à mobilidade urbana na sessão desta segunda-feira (1º).
O assunto ganhou destaque após vereadores fazerem um apelo ao secretário de Saúde e ao prefeito em razão do fechamento do Pronto Atendimento do Jardim Alvorada, que não funcionou no último fim de semana. Segundo os parlamentares, moradores chegaram a organizar um abaixo-assinado no próprio posto para reivindicar a manutenção dos atendimentos.
“Como todos devem saber, neste fim de semana houve o fechamento do Pronto Atendimento do Jardim Alvorada. Pelas redes sociais, foi divulgado que o posto não funcionaria no sábado e no domingo. No sábado, passamos por lá e conversei com um munícipe que estava em atendimento. Ele disse que havia um abaixo-assinado dentro da unidade para que isso não acontecesse”, afirmou o parlamentar André Faganello (Podemos).

Ainda no campo da saúde, o Faganello solicitou informações ao Executivo sobre a possível paralisação do CAN (Centro de Referência dos Autistas de Nova Odessa), motivada por atrasos no pagamento de notas fiscais referentes a dezembro de 2024 e a maio, junho e julho de 2025.
A Prefeitura de Nova Odessa foi procurada para tratar do assunto, mas até o fechamento desta edição não havia se manifestado
Mobilidade
Na área de mobilidade, os parlamentares Priscila Peterlevitz (União), Lico Rodrigues (PSD) e Marcelo Maito (União) solicitaram, por meio de requerimento, dados sobre índices de acidentes de trânsito na Avenida Dr. Eddy de Freitas Crisciúma, incluindo estatísticas, causas mais recorrentes e medidas de prevenção.
Já um requerimento de autoria de Faganello pede estudos para a ampliação de uma linha do transporte coletivo até a rotatória do Condomínio Recanto das Águas, na Avenida Rodolfo Kivitz.
Dois requerimentos apresentados por Marcelo Maito (União) também tratam de mobilidade. O primeiro solicita ao Poder Executivo informações sobre a sinalização de altura no Viaduto Nadir Serra (Pontilhão da Vila Azenha).
O segundo pede ao Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER/SP) informações sobre a possibilidade de implantação de guard rail na Rodovia Astrônomo Jean Nicolini.
Novo vereador
Além das discussões, a Câmara deu posse ao suplente André Willians, que assume temporariamente a vaga do vereador Elvis Pelé pelos próximos 30 dias, em conformidade com o Regimento Interno. A solenidade ocorreu no Plenário “Simão Welsh”, às 14h.
Em discurso, Willians agradeceu o apoio de familiares e amigos e destacou seu compromisso com a cidade. “É um privilégio fazer parte desta cidade, onde chegamos com um sonho em 1998. É uma honra estar aqui hoje tomando posse. Vamos trabalhar para fazer o melhor para nossa cidade”, afirmou.