Novamente, mais de 1.000 trabalhadores de todas as idades e perfis passaram pelo saguão do Paço Municipal no último sábado (09) de manhã durante a realização do 5º Feirão do Emprego, promovido pela Prefeitura de Nova Odessa através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social. Trabalhadores e empregadores aprovaram a iniciativa municipal, iniciada em 2022. Desta vez, 40 empresas ofereceram mais de 1.000 vagas de trabalho, incluindo oportunidades de primeiro emprego, para trabalhadores acima dos 60 anos, PCDs, jovens aprendizes e estágios.
A jovem Evelyn Martins de Souza, de 17 anos, por exemplo, buscava uma oportunidade de primeiro emprego – e era a primeira da fila. “Eu estou procurando vaga na área de Administração, e acho que tenho boas chances. O Feirão é uma boa ideia, para incentivar as pessoas a procurarem emprego, porque muita gente precisa trabalhar”, afirmou.
Aos 52 anos, Edson Batista de Oliveira acaba de se formar na área de Segurança Patrimonial, e por isso buscava uma oportunidade na nova área de atuação. “(O Feirão da Prefeitura) é importante, porque as pessoas não estão apenas ‘saindo atrás’ do emprego: aqui, o emprego está em busca das pessoas também, o que facilita bastante”, apontou.
Para as empresas, os Feirões também são uma “mão na roda”. “É uma oportunidade muito boa para atrair, reter e motivas pessoas dentro da companhia. A gente pode identificar perfis (de candidatos) que são aderentes à filosofia de cada empresa. Tem dado certo, é a segunda vez que participamos e tivemos bons resultados, por isso retornamos”, comentou Edson Conrado Lima, do RH da Barbarex – que ofereceu 16 vagas.
Quem também ajudou a recepcionar os candidatos e conversou com os representantes das empresas foi o vice-prefeito Alessandro Miranda (o Mineirinho). “Como sempre fala o prefeito Leitinho (Cláudio Schooder), o emprego é o melhor programa social que existe. Por isso é tão importante essa nossa parceria com as empresas da cidade, porque hoje Nova Odessa tem mais oferta de empregos do que demanda”, afirmou Mineirinho.
“Hoje, as empresas estão correndo atrás de mão de obra qualificada. Então essa ligação entre empregador e empregado que a gente faz aqui periodicamente é sempre muito importante. Estamos levando dignidade para as famílias de Nova Odessa”, acrescentou o vice-prefeito – ressaltando que a atual gestão municipal já atraiu cerca de 25 médias e grandes empresas para a cidade.
Com apoio da equipe do PLT (Posto Local do Trabalho) da Prefeitura, todos os candidatos que entravam no Paço passavam inicialmente por uma palestra sobre currículo e etiqueta para entrevistas, oferecida pela parceira Microlins. Muitos também puderam cortar o cabelo gratuitamente. E era possível fazer quantas cópias fossem necessárias dos currículos impressos.
“A presença dos candidatos nesta 5ª edição do Feirão surpreendeu as empresas e agências que estavam presentes. Todas saíram com muitos currículos, com entrevistas marcadas para esta semana. Então foi muito positivo novamente podermos aproximar contratantes e candidatos. Certamente faremos novas edições ano que vem”, completou o secretário de Desenvolvimento Rafael Brocchi.