sábado, 27 abril 2024

Nova Odessa pede ao estado para utilizar imóveis do Instituto de Zootecnia

Os locais encontram-se atualmente vagos, sem uso pela instituição de pesquisa

Reunião | Secretário (esq.) e Leitinho (dir.) no encontro (Foto: Prefeitura de Nova Odessa / Divulgação)

O prefeito de Nova Odessa, Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), entregou pessoalmente no último sábado (17) ao secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Itamar Borges, ofícios reafirmando o pedido de cessão de duas áreas do IZ (Instituto de Zootecnia) para uso do município. Em ambos os casos, os imóveis encontram-se atualmente vagos, sem uso pela instituição de pesquisa.

Segundo a prefeitura, “o secretário comprometeu-se a agilizar o andamento dos processos e dar uma posição em breve ao prefeito”.
O primeiro dos imóveis pleiteados trata-se de um prédio técnico situado na sede do IZ, com acesso pela Avenida Carlos Botelho (na “entrada” da cidade), e de algumas antigas residências próximas, cujo complexo pode abrigar diversos setores da prefeitura – que se compromete, em contrapartida, a promover a recuperação, manutenção e segurança dos imóveis.

O segundo é um imóvel em área rural que deve servir como novo abrigo de animais da cidade. Trata-se, neste caso, da antiga Unidade de Reprodução Animal, também conhecida como “Seriarte”, situada na margem direita do Ribeirão Quilombo, após a ponte sobre o rio. O abrigo será mantido pela AAANO (Associação dos Amigos dos Animais de Nova Odessa).

Também estiveram presentes à visita do secretário o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) Sergio Luiz dos Santos Tutui, o diretor do IZ, Enilson Geraldo Ribeiro, o secretário-adjunto de Desenvolvimento do Município, Rafael Brocchi, o diretor da Agemcamp, Bill Souza, entre outros integrantes da Secretaria de Agricultura, do IZ e da prefeitura.

“O pedido é por esse pavilhão técnico aqui atrás (da Diretoria), com 69 salas ociosas. A cessão seria boa para o IZ também, principalmente para os funcionários, porque revitalizaríamos o prédio e teríamos mais gente circulando, servidores da Prefeitura, trazendo mais segurança”, acrescentou Leitinho.

Neste caso, o ofício inclui ainda duas residências na Vila Azenha, que devem abrigar a Defesa Civil Municipal, e outros três imóveis no Centro para outros setores da prefeitura.

Enilson Ribeiro confirmou, segundo a prefeitura, que a comunidade científica do IZ já aprovou as cessões, com contrapartidas do município.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também