Promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Nova Odessa, em parceria com a Prefeitura Municipal, a Caminhada do Outubro Rosa 2025 reuniu centenas de pessoas no último sábado (25), em um grande ato de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O ponto de partida foi o Paço Municipal, e a chegada aconteceu na Praça Central José Gazzetta. O evento, gratuito e aberto ao público, contou com muita música, dança e a participação da Fanfarra Feminina de Leme, que trouxe ainda mais animação ao encontro.
Programação reforçou a importância da prevenção
Durante todo o mês, diversas ações marcaram a campanha do Outubro Rosa no município, incluindo palestras sobre conscientização, diagnóstico precoce e prevenção ao câncer de mama, realizadas no Fundo Social, no Paço Municipal, no CRESAM (Centro de Referência de Saúde da Mulher) e na Coden Ambiental.
Além disso, o ônibus “SP Por Todas” — projeto do Governo do Estado — esteve presente oferecendo suporte jurídico e psicossocial às mulheres, junto com atendimentos de saúde e testagens rápidas realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
Para o vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho, participar da caminhada é motivo de orgulho e emoção:
“É uma causa muito nobre, de conscientizar as pessoas de que o exame precoce salva vidas. Mulheres, a partir dos 40 anos, façam o exame de mamografia. Nova Odessa está investindo muito na saúde — com UTI, tomógrafo e novos equipamentos —, tudo para oferecer diagnóstico rápido e salvar vidas”, afirmou.

Rose Miranda compartilha vitória pessoal contra o câncer
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rose Miranda, destacou a importância da iniciativa e compartilhou um testemunho pessoal com grande emoção:
“É uma missão, porque estamos falando de saúde e solidariedade. Este ano estou muito emocionada, porque eu também venci o câncer. No meu balão tinha um V de vitória e uma mãozinha agradecendo a Deus. Eu sobrevivi e quero que todas as mulheres também se cuidem”, contou emocionada.
Rose lembrou ainda que a Prefeitura e o Fundo Social têm levado a mamografia até as idosas do espaço da melhor idade, ampliando o acesso à prevenção:
“Levamos a carreta da mamografia até a porta do Fundo Social. Foram 350 idosas atendidas, e muitas nunca tinham feito o exame. É possível fazer, é possível vencer”, destacou.
Ações de saúde e apoio às mulheres
O coordenador da Secretaria de Saúde, André Roberto de Barros, reforçou a importância das ações integradas durante o evento:
“A carreta do Estado oferece apoio psicossocial e jurídico para mulheres vítimas de violência. Aproveitamos também para realizar aferição de sinais vitais e testes rápidos de HIV e sífilis, voltados à saúde da mulher”, explicou.
Fanfarra Feminina de Leme leva alegria e empoderamento
Entre os participantes estava a integrante da Fanfarra Feminina de Leme, Ana Medeiros, vestida de Penélope Charmosa. Ela destacou o simbolismo de participar de um evento que une alegria e conscientização:
“Estamos aqui para levar essa força feminina e lembrar as mulheres de se cuidarem, porque é um toque que salva”, afirmou.
Encerramento com emoção e esperança
Com balões cor-de-rosa, abraços, sorrisos e muita emoção, a Caminhada do Outubro Rosa 2025 encerrou o mês de atividades reforçando uma mensagem que salva vidas: o diagnóstico precoce faz toda a diferença.





