As nutricionistas Andréia Rissati e Valeska Zanetti, da Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana, promoveram, nesta terça-feira (22), um bate-papo com pacientes sobre a relação entre a nutrição e os efeitos colaterais da quimioterapia. A atividade fez parte da programação da campanha Outubro Rosa, de prevenção contra o câncer de mama.
Durante o encontro, as nutricionistas explicaram como a escolha de determinados alimentos auxilia no manejo dos sintomas decorrentes do tratamento oncológico, particularmente a quimioterapia, e os participantes fizeram a degustação de um suplemento que ameniza sintomas como náuseas e vômitos.
“Além de atenuar os efeitos colaterais da quimioterapia, a nutrição balanceada e de qualidade reforça a imunidade dos pacientes oncológicos, garantindo as necessidades calóricas do organismo e evitando a caquexia, que é a perda de peso involuntária”, disse Andréia, que além de nutricionista é especialista em oncologia.
“Os pacientes da Unacon têm sido beneficiados não apenas com um processo terapêutico de qualidade, mas também com ações de orientação e esclarecimento. Os profissionais promovem atividades que reforçam o tratamento, fortalecem vínculos e contribuem para uma melhor qualidade de vida”, ressaltou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
Durante o Outubro Rosa, a Unacon realiza uma série de ações voltadas aos usuários e funcionários da unidade oncológica, como entrega de panfletos informativos, rodas de conversa, oficina de maquiagem + ensaio fotográfico, sessões de ioga e de ginástica e apresentação musical, entre outras atividades.
A unidade é administrada pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.