segunda-feira, 7 julho 2025

Obra na captação está dentro do cronograma, diz DAE

As obras de interligação da nova captação de água no Rio Piracicaba anunciadas para esta segunda-feira (1º), estão dentro do cronograma, segundo informações do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana. A previsão é que os trabalhos terminem por volta das 18h, momento em que a captação de água e abastecimento da cidade será retomado.

Segundo a autarquia, as obras foram iniciadas por volta das 4h com o esvaziamento da adutora e o trabalho está na fase de remoção da flange cega, que é um processo gradual e lento, porém os trabalhos estão dentro do cronograma.

A captação de água foi interrompida por volta das 4h, quando as obras começaram, e desde então o abastecimento tem sido feito por meio dos 14 CRs (Centros de Reservação) de água espalhados pela cidade. Após a retomada do abastecimento, a normalização do serviço deve ocorrer em até 72h, ou seja, na tarde da próxima quinta-feira.

Segundo o DAE, essa obra “é um passo importante que o município está dando no sentido de investimento na captação de água para o reforço no abastecimento num breve futuro”.

Com essa interligação e o pleno funcionamento da nova captação, Americana poderá captar 1.300 litros de água por segundo no Rio Piracicaba. Hoje, o máximo permitido e possível é 1.050 litros por segundo. Com mais água, a tendência é que os reservatórios espalhados pela cidade fiquem mais cheios e que o desabastecimento diminua em algumas regiões.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também