ANDRÉ ROSSI
AMERICANA
A Prefeitura de Americana anunciou ontem que iniciou tratativas para buscar um empréstimo de R$ 5 milhões, com o objetivo de financiar a troca da rede de 19,5 quilômetros da rede de abastecimento de água na região do bairro São Vito.
A linha de crédito pleiteada é a Economia Verde, em convênio com a Desenvolve SP (Agência de Desenvolvimento Paulista).
Caso seja firmado, a execução seria de responsabilidade do DAE (Departamento de Água e Esgoto). Segundo a prefeitura, o processo ainda se encontra em fase de tratativas, porém o financiamento prevê carência de 12 meses com pagamento em 72 vezes.
A região do São Vito foi escolhida por ser populosa e ter uma das redes mais antigas da cidade, composta por canos de ferro fundido e fibrocimento. “O primeiro material sofre entupimentos frequentes e é alvo de reclamações sobre perda de pressão. O segundo sofre com desgastes e é considerado de maior fragilidade, provocando grande número de vazamentos”, detalhou a prefeitura.
O novo material será de PEAD, mais resistente e considerado apropriado para redes de abastecimento de água.
No entanto, o financiamento ainda depende de trâmites burocráticos, além de necessitar de permissão do Legislativo.
“Hoje, depois de muito tempo sem se investir nessa área, precisamos urgentemente de uma troca de boa parte da rede da cidade. Dentro das alternativas que temos, eu e o DAE temos investido tempo e esforço para melhorar aquilo que está ao nosso alcance. Tenho certeza que quando concretizarmos esse processo, realizaremos uma obra que criará melhorias por muitos anos”, afirmou o prefeito Omar Najar (MDB).