quinta-feira, 2 maio 2024
TEMPO SECO

Operação Estiagem segue em Santa Bárbara até 30 de setembro

Iniciada em maio, ações intensificadas de monitoramento seguem com vistorias em toda extensão do município; Confira todas as orientações
Por
Henrique Fernandes
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste

Estamos no período de estiagem, caracterizado por falta de chuvas, a baixa umidade relativa do ar, quedas bruscas de temperatura, baixa vazão dos mananciais e o aumento de incêndios em área de cobertura vegetal.

Com intuito de minimizar os efeitos previsíveis que acometem a região nesta época do ano, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste publicou o decreto 7.430 que dispõe sobre a “Operação Estiagem 2023” do Sistema Municipal de Defesa Civil e de outros órgãos, que segue até 30 de setembro.

Iniciada em maio, a “Operação Estiagem” segue com ações intensificadas de monitoramento, com vistorias em toda extensão do município, dando prioridade nas áreas rurais. O comitê gestor constituído por diversas secretariais municipais e o DAE (Departamento de Água e Esgoto) conta com o apoio do Corpo de Bombeiros.

Confira as orientações para o período da estiagem:
Incêndios e queimadas: Evite jogar cigarros ou fósforos acesos às margens das rodovias, especialmente de carros em movimento; Balões podem provocar acidentes, incêndios florestais e são um perigo para refinarias e indústrias químicas. Soltar balão é crime. Lei 9.605.98 e evite acender fogueiras e qualquer tipo de queimada.
Quando a queimada for necessária para fins agrícolas (cana e algodão, regulamentadas por lei), avise seus vizinhos e a Polícia Ambiental, com dois dias de antecedência; Não faça queimadas próximo à rede elétrica; Nunca faça queimadas em dias quentes, secos ou com ventos fortes; Informe onde houver fumaça para o fogo ser combatido e se avistar fumaça suspeita, avise imediatamente os órgãos competentes.

Cuidados com a saúde:
Beba muita água, coma mais frutas e vegetais, a desidratação é um sério risco, principalmente para crianças e idosos; Evite objetos que acumulem poeira, como tapetes, cortinas e bichos de pelúcia; Evite ar-condicionado, pois resseca ainda mais o ar e umedeça o ar de sua casa deixando toalhas úmidas em alguns cômodos.

Limpe os olhos com algodão e água esterilizada para evitar irritações e outros problemas oculares e evite fazer exercícios físicos quando o ar estiver muito seco, principalmente no horário das 11 às 17 horas.

Economize água:
Feche a torneira enquanto escova os dentes; Evite banhos demorados e feche o chuveiro enquanto se ensaboa. Cinco minutos são suficientes; Evite acionar a descarga à toa. Ela gasta muita água; Lave o carro com balde e água; Não use o vaso sanitário como lixeira e evite usar mangueira para retirar o lixo da calçada. Uma vassoura resolve o problema, além de ser um bom exercício.

Utilize energia elétrica de forma inteligente:
Junte a maior quantidade de roupas para passá-las de uma só vez. Para cada tecido, use a temperatura indicada no ferro de passar e na lavadora de roupas, lave o máximo de roupas de uma só vez, economizando energia e água.

Instale sua geladeira em local ventilado, longe da parede ou móveis e de fontes de calor como fogões ou estufas; Abra a porta da geladeira só quando precisar: Coloque ou retire os alimentos de uma só vez. Verifique regularmente as borrachas de vedação da porta.

Em dias quentes, coloque seu chuveiro na posição verão. Na posição inverno o consumo de energia é 30% maior e apague as lâmpadas e desligue a TV quando ninguém estiver no local. Lembre-se: o chuveiro elétrico e geladeira são os responsáveis por 60% do consumo de energia de uma casa.

Em caso de ocorrência, a pessoa pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 (plantão 24 horas) ou 3454.3075 (de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas). O órgão está localizado na Rua Graça Martins, 464, no Centro.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também