Mais de 5.250 consultas médicas deixaram de ser realizadas nos oito primeiros meses de 2018 na rede pública de saúde de Nova Odessa. Motivo: pacientes que marcam a ida ao médico, mas faltam à consulta na última hora. É o que aponta um balanço feito pela Secretaria de Saúde da cidade.
O levantamento mostra que todos os dias, em média, 33 consultas foram “perdidas” nas cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no Ambulatório de Especialidades, de janeiro a agosto, por cidadãos que marcam, mas não comparecem. Ao todo, dos 77.680 agendamentos feitos nos oito meses, 5.254 consultas deixaram de ser realizadas exclusivamente pela ausência do paciente – um índice de 6,76% de consultas “perdidas”.
O secretário de Saúde de Nova Odessa, Vanderlei Cocato, ressalta que, mesmo com os encaixes de última hora, a ausência dos pacientes prejudica toda a rede pública. “É como eu costumo dizer: a falta sempre faz falta. Mesmo nos redobrando para realizar os encaixes, mais de 5,2 mil consultas agendadas foram perdidas nestes oito primeiros meses do ano. É um número muito alto de faltas, expressivo mesmo”, disse Cocato.
AVISOS VIA SMS
Para tentar amenizar a situação, a Secretaria anunciou medidas, como o envio de avisos por mensagem e ligações telefônicas aos pacientes.
“Com o recadastramento municipal, que começará ainda este mês, vamos informar aos pacientes, com antecipação, via SMS, sobre as consultas agendadas, o dia, horário e local de atendimento. Mais uma medida para tentar conscientizar a população sobre a importância de não faltar à consulta. Manteremos também o serviço de ligação via telefone, sempre avisando o paciente com dias de antecedência”, explicou.
Além disso, ele disse que haverá também uma alteração na forma de agendamento das consultas e exames, com a Central de Regulação de vagas entrando em contato com o paciente, antes de confirmar o agendamento. “Se ele (paciente) tiver disponibilidade para o dia e o horário, o agendamento é confirmado. Caso contrário, entra novamente na lista de espera”, explicou Cocato.
A Craec (Central de Regulação e Auditoria de Exames e Consultas) de Nova Odessa está em funcionamento desde novembro de 2017. O serviço permite o agendamento dos exames e consultas com especialistas da rede pública diretamente nas UBSs, com o objetivo de agilizar o atendimento e reduzir o fluxo de pessoas no Ambulatório de Especialidades.
Segundo Cocato, além de descentralizar o pedido de exames e consultas – que pode ser feito nos cinco postos de saúde da cidade – o Craec também conta com uma auditoria dos pedidos feitos. “O pedido do paciente é enviado ao auditor, que avalia a necessidade do procedimento e consulta. Tudo de forma ágil e rápida”, explicou o secretário.