sábado, 23 novembro 2024

Pacientes faltam a mais de 5.200 consultas marcadas na rede pública

Mais de 5.250 consultas médicas deixaram de ser realizadas nos oito primeiros meses de 2018 na rede pública de saúde de Nova Odessa. Motivo: pacientes que marcam a ida ao médico, mas faltam à consulta na última hora. É o que aponta um balanço feito pela Secretaria de Saúde da cidade.

 

O levantamento mostra que todos os dias, em média, 33 consultas foram “perdidas” nas cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no Ambulatório de Especialidades, de janeiro a agosto, por cidadãos que marcam, mas não comparecem. Ao todo, dos 77.680 agendamentos feitos nos oito meses, 5.254 consultas deixaram de ser realizadas exclusivamente pela ausência do paciente – um índice de 6,76% de consultas “perdidas”.

 

O secretário de Saúde de Nova Odessa, Vanderlei Cocato, ressalta que, mesmo com os encaixes de última hora, a ausência dos pacientes prejudica toda a rede pública. “É como eu costumo dizer: a falta sempre faz falta. Mesmo nos redobrando para realizar os encaixes, mais de 5,2 mil consultas agendadas foram perdidas nestes oito primeiros meses do ano. É um número muito alto de faltas, expressivo mesmo”, disse Cocato.

 

AVISOS VIA SMS
Para tentar amenizar a situação, a Secretaria anunciou medidas, como o envio de avisos por mensagem e ligações telefônicas aos pacientes.

 

“Com o recadastramento municipal, que começará ainda este mês, vamos informar aos pacientes, com antecipação, via SMS, sobre as consultas agendadas, o dia, horário e local de atendimento. Mais uma medida para tentar conscientizar a população sobre a importância de não faltar à consulta. Manteremos também o serviço de ligação via telefone, sempre avisando o paciente com dias de antecedência”, explicou.

 

Além disso, ele disse que haverá também uma alteração na forma de agendamento das consultas e exames, com a Central de Regulação de vagas entrando em contato com o paciente, antes de confirmar o agendamento. “Se ele (paciente) tiver disponibilidade para o dia e o horário, o agendamento é confirmado. Caso contrário, entra novamente na lista de espera”, explicou Cocato.

 

A Craec (Central de Regulação e Auditoria de Exames e Consultas) de Nova Odessa está em funcionamento desde novembro de 2017. O serviço permite o agendamento dos exames e consultas com especialistas da rede pública diretamente nas UBSs, com o objetivo de agilizar o atendimento e reduzir o fluxo de pessoas no Ambulatório de Especialidades.

 

Segundo Cocato, além de descentralizar o pedido de exames e consultas – que pode ser feito nos cinco postos de saúde da cidade – o Craec também conta com uma auditoria dos pedidos feitos. “O pedido do paciente é enviado ao auditor, que avalia a necessidade do procedimento e consulta. Tudo de forma ágil e rápida”, explicou o secretário.
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