segunda-feira, 7 outubro 2024

Para Macris, prisão em 2ª instância tem de ser prioridade do país em 2022

Em entrevista à Rede Todo Dia, o deputado federal Vanderlei Macris reforçou ser favorável à aprovação da PEC que obriga a prisão imediata de condenados em segundo grau  

Entrevista com o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP) (Foto: Nathalia Lima/ TodoDia Imagem)

Em entrevista à Rede Todo Dia nesta terça-feira (21), o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP) destacou que a votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Prisão em 2ª Instância tem de ser a prioridade do país no ano que vem.

“Defendo a prisão em segunda instância (…) defendo que ela seja aprovada. A prisão em segunda instância é a questão mais importante do Brasil para botar medo nos criminosos, seja criminoso de colarinho branco, ou criminoso contra a vida ou qualquer tipo de crime (…) o que bota medo nos criminosos é a prisão em segunda instância”, pontuou Macris.

Macris também classificou como “golpe” o “abandono” da pauta por colegas na Câmara Federal. “Tem um movimento interno, muitos lava-jatistas, muita gente envolvida com processo lá na Câmara Federal e que deram golpe semana passada. Quando iria votar esse projeto, uma discussão de uma maneira bastante acentuada para aprovar, a comissão estava pronta para aprovar, houve um golpe de troca de 15 deputados da comissão que eram favoráveis à prisão em segunda instância, por deputados contrários à segunda instância, permitido pelo regimento (…) patrocinado, inclusive, pelo presidente da Câmara (…)”, disse.

No último dia 8, partidos que compõem o chamado “Centrão”, mudaram integrantes na Comissão Especial que estuda a PEC e travaram a votação da proposta, uma vez que a maioria desses novos parlamentares é contrária ao texto.

Em novembro, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), chegou a rejeitar requerimento cujo objetivo era submeter à apreciação do plenário a PEC da Prisão em 2ª Instância que obriga a prisão imediata de condenados.

Agora, não há tempo hábil para a votação da PEC na Comissão Especial este ano. A nova data fixada para a votação ocorrer é fevereiro de 2022.

A entrevista completa pode ser conferida a partir das 18h30 na TV Todo Dia, na edição impressa desta quinta-feira (23) e no Portal Todo Dia. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também