Nova central, que funciona 24 horas por dia, conta com 1.211 câmeras, sensores e sirenes estrategicamente instalados pela cidade
A Prefeitura de Paulínia inaugurou o Centro de Monitoramento Integrado de Paulínia (CMIP). O CMIP é operado pela Guarda Civil Municipal e pela Guarda Patrimonial, que fazem, neste primeiro momento, a vigilância remota de 114 prédios públicos com o uso de 1.211 câmeras, sensores de movimentos e sirenes estrategicamente instalados. A central está localizada no Paço Municipal e funciona 24 horas por dia.
“Estamos fazendo os maiores investimentos na área da segurança dos últimos tempos e levaremos Paulínia para o ranking das cidades mais seguras de toda a região, pois temos condições para isso”, comentou o prefeito de Paulínia, Du Cazellato.
De acordo com o prefeito, a partir da inauguração da Central de Monitoramento, também será lançado o Botão do Pânico para os comerciantes da cidade. “Além disso, toda frota da Guarda Municipal está sendo renovada por viaturas de alta capacidade motora”, declarou Cazellato.
As câmeras estão preparadas para captar imagens coloridas, contam com infravermelho para distinguir pessoas de animais, realizar transmissão em tempo real para o CMIP e possuem alarmes sonoros e microfones.
O CMIP também contará com espaço para reuniões e gerenciamento de crises entre as forças de segurança (Polícia Militar e Polícia Civil). O monitoramento não contará com sistema de radar e multa.
QUEDA NA CRIMINALIDADE
De acordo com o secretário de Segurança Pública de Paulínia, Maick Lucizano, estudos técnicos apontam que o monitoramento de cidades tem obtido resultados positivos. “Segundo levantamentos, com a utilização de câmeras de vigilância é possível reduzir, em média, 70% dos índices de criminalidade referentes a ocorrências de furtos e roubos. Esta média pode sofrer variações conforme a quantidade de câmeras de vigilância que são instaladas nos municípios”, afirmou o secretário.