domingo, 28 abril 2024

Perugini volta a pedir apoio ao isolamento

O prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini (PDT), voltou a pedir apoio da população para cumprir o isolamento social, durante live nesta quinta-feira (30). Perugini frisou que a prefeitura vai garantir a segurança e estrutura, mas que é necessário que os moradores façam sua parte para que a vida volte ao normal e a pandemia do coronavírus acabe.

“Por favor, precisamos chegar a 70% de isolamento novamente. Foi triste de ver que estamos com 47%. O governador disse hoje (quinta), nesses índices, não tem reabertura do comércio dia 10. Hortolândia foi uma das poucas da região que conseguiu 60%. Precisamos contar com vocês, não daremos conta se você não ajudar e ficar em casa”, disse.

O prefeito ressaltou que a pandemia não é brincadeira e que se salvam vidas ao não sair para a rua. Perugini afirmou que sai de carro semanalmente para ver se estão cumprindo a quarentena e se depara com pessoas caminhando nos parques e praças da cidade.

“Parece que estão no mundo da lua, caminhando. Gente, eu prefiro exagerar, cometer excesso de segurança do que fazer a menos, porque o preço é muito alto.”

Perugini disse que há muito mais casos confirmados em Hortolândia do que os 49 do boletim, que não foram notificados por falta de testes. “Pode ter gente da sua rua infectada. Com os dados que nós temos, aqui, temos 200 mil habitantes e fizemos 200 testes. Como podemos dizer para ficar tranquilo, que pode sair? É empurrar cego para luta de foice.”

Na transmissão ao vivo, ele citou a decisão do governo do Estado de enviar pacientes para hospitais do interior por falta de leitos na Capital, destacando a gravidade do momento. O prefeito ainda criticou prefeituras que cogitaram tomar medidas antes de decisões do Estado.

“Vi várias, inclusive da nossa região, anunciando que ia liberar isso, aquilo. Falei, eu não vou fazer. Me disseram que eu ia agradar, que o povo está louco para sair de casa. E eu, como pai, vou deixar meu filho ir na beira do barranco correndo risco de cair, por irresponsabilidade? Não conte comigo para isso. Vou fazer o que orienta a Organização Mundial de Saúde, o Ministério de Saúde”, disse.

O prefeito informou que a Unidade Respiratória está sendo aprimorada. “Compramos mais equipamentos, para receber mais pacientes. E estamos reformando o hospital municipal, com uma ala para pacientes graves de coronavírus. Mexemos na estrutura, para tirar a maternidade de dentro do hospital, para que não fique exposta ao coronavírus.” A descontaminação nas ruas e condomínios vai continuar, aponta o chefe do Executivo.

MÉDICOS PAGOS

Questionado sobre médicos contratados por empresa tercerizada que reclamaram do pagamento de salários, o prefeito explicou que os médicos da Prefeitura são concursados. “Os contratados são por empresa terceirizada. A Prefeitura de Hortolândia não atrasa pagamento de nenhum serviço. Mês passado antecipamos salários de funcionários.”

Segundo ele, o Executivo soube na quarta-feira (29) que a empresa terceirizada não tinha repassado o pagamento aos médicos. “Já procuramos o sindicato, vamos assumir o pagamento deles e cobrar da empresa na Justiça.”

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também