Uma pesquisa encomendada pela TV TODODIA e realizada pela Ágili Pesquisas traz a percepção dos moradores de Campinas sobre temas como a avaliação do governo de Dário Saadi, o trabalho dos vereadores na Câmara, os assuntos prioritários para o município, além da intenção de voto em possíveis cenários para as eleições de 2026, nos cargos de senador, governador e presidente.
Nesta terceira reportagem da série, abordamos a avaliação que os eleitores fazem da Câmara Municipal de Campinas.

Avaliação da Câmara Municipal e dos vereadores
Durante a pesquisa, foi feita a seguinte pergunta: “De uma maneira geral, você aprova ou reprova o trabalho dos vereadores de Campinas?”
Do total de entrevistados, 46,2% afirmaram reprovar a atuação da Câmara, enquanto 35% aprovam, e 18,8% não souberam opinar.
Destaque para o alto número de pessoas que não souberam opinar, percentual muito acima do registrado em outras questões relacionadas à gestão municipal, por exemplo.

Esse padrão também se repete na pergunta sobre quem é o vereador mais atuante, pois 21,3% não souberam responder a essa questão.
Qual vereador mais atuante
Já entre os que responderam, a maioria, 41,4%, disse que nenhum vereador se destaca. Entre os vereadores citados, Vini Oliveira (Cidadania) aparece na frente, sendo lembrado por 8,2% dos entrevistados. Rodrigo da Farmadic (União) vem em seguida, mencionado por 3,9%.
Em terceiro lugar, empatados, estão Carlinhos Camelô (PSB) e Mariana Conti (PSOL), ambos com 2,3%.
Além deles, apenas Higor Diego (Republicanos), Rubens Gás (PSB) e Aílton da Farmácia (PSB) foram citados por 1% ou mais dos entrevistados. Os demais ficaram abaixo de 1%.

Líder disparado entre os vereadores citados, Vini Oliveira está em seu primeiro mandato e é um dos que mais se destacam em Campinas pelo uso das redes sociais. Inclusive, sua conduta ao gravar um vídeo em que afirma estar fiscalizando o atendimento no Hospital Mário Gatti resultou na abertura de uma comissão processante, que acabou arquivada.
“A gente tem discutido muito essa questão do uso das redes e da maior habilidade do campo político da direita com esses espaços. existe uma questão de linguagem nesses espaços que realmente esse campo político usou melhor, no que se refere à comunicação com o eleitorado. Acho que isso a gente já está bem consolidado enquanto conhecimento”, opina o Cientista Político e professor da PUC-Campinas, Vitor Barletta Machado.
“Agora, tem uma outra questão. Essas redes não são espaços em que a informação circula livremente. A gente fala muito dos algoritmos, mas na hora de analisar, as pessoas parecem que esquecem do algoritmo. O algoritmo direciona o conteúdo conforme o perfil da pessoa, conforme aquilo que ela curte mais. Então, de um lado, a pessoa entra ali nas redes buscando se distrair, se divertir, enfim. E os conteúdos que ela vai recebendo têm muito a ver com isso. Então, o que eu quero dizer é há um uso, eu acho que a linguagem desse ambiente foi melhor compreendido por esses grupos políticos mais à direita, logo de cara, o como usar essa linguagem, qual é a linguagem adequada para essas redes”, completa o professor.
Dados demográficos
A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 19 de julho de 2025, com margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.
Foram ouvidos 800 moradores de Campinas, todos maiores de 16 anos, sendo 54%, mulheres e 46% homens.
Do total, 9% têm entre 16 e 24 anos, 18% entre 25 e 34, 22% entre 35 e 44, 25% entre 45 e 59, e 26% têm 60 anos ou mais.
Quanto à escolaridade, 75% têm até o ensino médio completo, e 25% concluíram o ensino superior.

O levantamento utilizou o sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing). Os entrevistados responderam a um questionário estruturado, com opções randomizadas automaticamente via software, garantindo a representatividade da amostra.
Sobre a TV TODODIA
A TV TODODIA, localizada em Americana, é reconhecida por cerca de 160 mil moradores de Campinas, segundo estimativa da pesquisa Ágili/TODODIA.
Neste mês de agosto, a emissora divulga uma série de matérias sobre levantamentos a respeito da gestão do prefeito Dário Saadi e da atuação dos vereadores da cidade.
A emissora está disponível em Campinas via streaming, no site tvtododia.com.br, e também pelo canal do YouTube, garantindo acesso gratuito e multiplataforma ao conteúdo produzido, sete dias por semana, há 35 anos.
O Grupo TODODIA também possui mais de 180 mil seguidores nas redes sociais, que podem ser encontradas no Instagram, no Facebook e no YouTube.
Saiba mais sobre o Instituto Ágili Pesquisas
Com mais de 20 anos no mercado, o Instituto Ágili Pesquisas está entre as principais organizações de estudo, levantamento e interpretação de dados do país.
O Ágili recebeu nota B no último ranking de pesquisas do Pindograma, ferramenta que analisa o histórico de confiabilidade de organizações do gênero no Brasil.
Além disso, o Ágili é um dos institutos que compõem o Índice CNN, agregador de levantamentos eleitorais utilizado pela CNN Brasil na cobertura das eleições municipais de 2024.
Próxima reportagem
Na última reportagem da série, abordaremos pesquisas de intenção de voto com cenários para os cargos de senador, governador e presidente nas eleições de 2026.