Uma pesquisa de opinião pública encomendada pela TV TODODIA e realizada pelo instituto Ágili Pesquisas mostra que 73,5% da população de Paulínia aprovam a administração do prefeito Danilo Barros (PL), que assumiu o comando do município em janeiro. O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 22 de novembro.
Segundo os dados, 17,9% dos entrevistados avaliam a gestão como ótima, 44,7% como boa e 26,3% como regular. A reprovação soma 18,4%, enquanto 8,1% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa também identificou que a Saúde é apontada como o principal problema da cidade por 23,5% dos entrevistados. Em seguida aparecem trânsito, com 8,1%, e pavimentação asfáltica, com 5,9%. A área da Saúde também lidera entre as prioridades para investimentos da Prefeitura, com 33,8% das menções, à frente de combate às drogas (13,4%) e educação (12,6%).
Na comparação com a gestão do ex-prefeito Du Cazellato (PL), 54,5% consideram a administração atual igual, 23,2% avaliam como melhor e 15,1% como pior. O levantamento indica ainda que 65,4% da população afirma confiar no prefeito, além de trazer avaliações sobre transporte público, segurança e outros serviços municipais.
Presença nos bairros e comunicação digital
Ao comentar os índices de aprovação, o prefeito Danilo Barros atribuiu o resultado à proximidade com a população e à combinação entre atuação nos bairros e comunicação pelas redes sociais. “Eu atribuo a dois fatores: a nossa presença nas ruas e a nossa presença nas redes sociais. A gente está conectado nas ruas e conectado digitalmente nas redes sociais”, afirmou.
Segundo ele, essa aproximação foi fortalecida com a criação do programa Prefeitura nos Bairros, que leva serviços públicos diretamente às comunidades. “Nós criamos um programa chamado Prefeitura nos Bairros. A gente tem ido aos bairros, levado o serviço público mais próximo da população. Em algumas ocasiões, também estou presente com o meu gabinete, ouvindo as demandas. Isso nos aproximou ainda mais da população”, disse.
Detalhes técnicos da pesquisa
A pesquisa ouviu 578 eleitores com 16 anos ou mais, moradores de Paulínia. A coleta de dados foi realizada por entrevistas telefônicas, por meio do sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing), com questionário estruturado e opções randomizadas por software.
O levantamento possui nível de confiança de 95% e margem de erro máxima de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. A amostra foi construída com base em dados do IBGE (Censos 2010 e 2022), CNEFE e TSE, com referência de janeiro de 2025.
Saúde como principal desafio
A Saúde aparece como o principal problema e também como a área mais prioritária para investimentos da Prefeitura, segundo os entrevistados. Sobre o tema, o prefeito afirmou que o setor é tratado como prioridade da gestão. “Nós investimos muito em saúde. Todos os dias eu assino documentos para compra de medicamentos, insumos e contratação de mais profissionais. Estamos trabalhando para que a população perceba a melhoria na área”, afirmou.
Danilo Barros destacou que o desafio não é exclusivo do município. “Saúde é um gargalo mundial e nacional, e Paulínia não é diferente. Existem problemas, mas estamos focados em mostrar os efeitos das ações que estamos realizando.”

Obras e ampliação dos serviços
O prefeito lembrou que a administração lançou, ainda em fevereiro, a obra de um novo Pronto Atendimento, com previsão de inauguração até fevereiro de 2026, na região do Monte Alegre. O objetivo é descentralizar os atendimentos do Hospital Municipal.
Segundo ele, a Prefeitura também ampliou o horário de funcionamento do Pronto Atendimento do bairro São José e estuda transformar algumas unidades em PA 24 horas. Danilo Barros citou ainda que mais de 50% das obras da UBS do Cooperlotes já foram concluídas, com previsão de entrega em 2026.
Entre as ações mencionadas estão a contratação de novos profissionais de saúde, ampliação de leitos de UTI, implantação da aplicação de soro antiescorpiônico no município, além do aumento da oferta de exames e mutirões de atendimento.
“Não estão faltando esforços. A Saúde é prioridade da nossa gestão, e tenho certeza de que chegaremos ao final do mandato com um patamar muito mais elevado e perceptível para a população”, afirmou.
Segurança pública e transporte
Embora não figure entre os três principais problemas apontados pela pesquisa, a segurança pública foi destacada pelo prefeito como um avanço da administração. Segundo ele, o município passou a ser referência regional, com investimentos como a reforma do Centro de Treinamento da Guarda Civil Municipal, uso de drones nas operações e parcerias com cidades vizinhas.
A pesquisa também avaliou o transporte público municipal. O serviço foi considerado ótimo por 21,2% dos entrevistados, bom por 23,7% e regular por 12,3%. Sobre o tema, Danilo Barros afirmou que, apesar dos desafios enfrentados em outras cidades, Paulínia mantém avaliação positiva há anos.

Prioridades para o próximo período
Entre as prioridades previstas no Plano Plurianual (PPA), o prefeito citou a implantação de um Parque Linear no Morro Alto, ampliação de recursos para o Theatro Municipal, investimentos em tecnologia e inovação, com a proposta de criação de um polo tecnológico, além de um orçamento estimado em R$ 100 milhões para a área da habitação.
Ao final, o prefeito agradeceu à população de Paulínia e reforçou o compromisso com a gestão do município.

“Eu acordo todos os dias buscando dar o meu melhor por Paulínia e melhorar a vida do ser humano. Isso vocês podem contar comigo até o último dia do meu mandato”, concluiu o prefeito.





