sábado, 14 setembro 2024
CIDADE MAIS SEGURA

Piovezan tranquiliza população e segue com força-tarefa na Represa de Cillo

“Com o rompimento, a gente vai fazer essa contenção e vamos trabalhar numa reformulação das obras e garantir uma obra ainda mais segura”, disse o prefeito de Santa Bárbara d’Oeste
Por
Henrique Fernandes
Foto: Lorenna Gasparotte

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan (MDB), concedeu entrevista exclusiva ao TODODIA, na tarde desta terça-feira (5), e afirmou que equipes de uma força-tarefa realiza obras de contenção na Represa de Cillo e monitora o local desde a tarde de ontem, quando um antigo vertedouro cedeu e provocou um aumento do volume de água no Ribeirão dos Toledos. Piovezan visitou a Represa logo após saber do rompimento e retornou nesta terça, onde foi construído um maciço bem alto de terra com pedras dentro de telas.

“Estamos fazendo o controle para a contenção de maiores volumes. Conseguimos montar uma estrutura para não termos uma elevação que fizemos desde o meio da tarde de ontem até hoje. Acompanhei todas as ações. Até de madrugada acompanhando todos da equipe a postos. Não houve um problema mais sério. Apenas o nível subiu”, tranquilizou o prefeito.

“Logo que chegaram as primeiras informações reuni os secretários de obras, defesa civil, meio ambiente e planejamento. Reunimos uma força-tarefa para acompanhar os maquinários e a operação. O vertedouro acabou cedendo. É uma estrutura hidráulica responsável por descarregar a água. Quando a represa chega à cota máxima, ele é responsável por liberar essa água”, explicou.

Piovezan salientou que está sendo construído um novo vertedouro e a Prefeitura aguardava a diminuição das chuvas para finalizar as obras. Porém, é necessário um estudo de engenharia por causa das condições que podem ou não permitir a concretagem. Caminhões levaram pedras e o trabalhou se estendeu pela madrugada. A prefeitura da cidade monitora a situação das represas, bem como do Ribeirão dos Toledos. Até o momento não houve nenhum impacto com relação à áreas alagadas ou o abastecimento do município.

“A gente chama de extravasando quando passa por cima do vertedouro. Descarrega essa água no Córrego do Ribeirão dos Toledos. Esse (vertedouro) é muito antigo. Estamos construindo um novo vertedouro. A obra está avançada. Com um volume maior. Tivemos esse problema e descarregou uma parte dentro do Ribeirão dos Toledos e levou ao aumento na região do Conceição. Nós esperávamos a concretagem desse novo vertedouro com a redução da chuva. Com o rompimento, a gente vai fazer essa contenção e vamos trabalhar numa reformulação das obras e garantir uma obra ainda mais segura”, disse.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também