quinta-feira, 4 setembro 2025
Cuidado redobrado

Piracicaba confirma a 5ª morte por dengue no ano

Último caso registrado foi de uma mulher, moradora da região Sul da cidade
Por
Cássia Fossaluza
Divulgação
Mutirões tentam conter o avanço da dengue.

A cidade de Piracicaba registrou nesta quinta-feira (4) a quinta morte por dengue este ano. Em 2024, foram 16 óbitos. A Vigilância Epidemiológica (VE) confirmou o último caso sendo uma mulher, na faixa etária entre 50 e 59 anos, com comorbidades, moradora na região Sul e alerta para a prevenção da transmissão. 

Os outros quatro casos foram de três pacientes mulheres e um homem, sendo três idosos e uma adulta. De acordo com informações da VE foram notificados 22.422 casos, sendo 5.913 positivados para a doença. 

Monitoramento
A Prefeitura também informou que segue o protocolo de monitoramento e trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Com apoio do PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes), vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), os agentes de saúde e zoonoses ampliaram suas atividades com ações de orientação e educativas casa a casa de segunda a sexta-feira.

Os arrastões seguem aos sábados, removendo os inservíveis em cronograma que atende todas as regiões. Há também ações desenvolvidas em residência de acumuladores, entrada forçada em locais suspeitos para criadouros, entre outras ações. 

Vacina
A vacinação contra a dengue está sendo feita na cidade com crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Para tomar a vacina é necessário documento de identificação com foto ou o Cartão Nacional do SUS. Todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família estão aplicando a vacina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h (exceto a Unidade da Paulista). 

Acúmulo
Também é possível denunciar os imóveis abandonados ou locais com acúmulo de entulhos, que podem haver criadouros do mosquito. A denúncia deve ser feita no SIP 156 e mais informações podem ser obtidas na Prefeitura pelo telefone (19) 3427-3351.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também